Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Prova de mountain bike leva mais de 1 mil atletas a Diamantina

O Sertão Diamante é uma das maiores competições de Minas Gerais, com três percursos e 39 categorias


postado em 26/07/2019 18:02 / atualizado em 26/07/2019 18:12

A prova terá a participação de 1.120 atletas em sua 7ª edição, que terá três percursos e 39 categorias divididos em dois dias.(foto: Salysson Vieira/Divulgação)
A prova terá a participação de 1.120 atletas em sua 7ª edição, que terá três percursos e 39 categorias divididos em dois dias. (foto: Salysson Vieira/Divulgação)
O município de Diamantina recebe no sábado (27) e no domingo (28)  uma das maiores provas de mountain bike do estado: a Sertão Diamante, uma maratona de dois dias. O evento vai ter a participação de  mais de 1.000 atletas em sua 7ª edição, com três percursos e 39 categorias.  A prova é feita no formato XCM (Maratona), dividida em dois dias. No primeiro (sábado) será em áreas do Parque Estadual do Biribiri, totalizando 95 km no percurso A (longo) e 60 km no percurso B (reduzido). No segundo dia de prova  (domingo) , o destino será em direção ao Distrito de Extração (Curralinho), com os dois percursos, longo e reduzido, com 63 km.  A inovação deste ano é o percurso C, com 30 km em cada dia, nos mesmos locais dos percursos A e B, e destinado à categoria infantojuvenil, entre 12 e 15 anos.

A prova reúne ciclistas de 17 a mais de 60 anos de diversos estados do Brasil, sendo a maioria do sexo masculino. Diamantina tem forte vocação para a prática de esporte de aventura. “Estamos próximos da Serra do Espinhaço, com trilhas maravilhosas. E o percurso da prova respeita o meio ambiente”, afirma Sérgio Gonçalves, da organização do evento.

A competição reúne ciclistas de 17 a mais de 60 anos de diversos estados do Brasil, sendo a maioria do sexo masculino(foto: Salysson Vieira/Divulgação)
A competição reúne ciclistas de 17 a mais de 60 anos de diversos estados do Brasil, sendo a maioria do sexo masculino (foto: Salysson Vieira/Divulgação)
O posicionamento dos atletas no sábado e domingo começa às 6h30 e a largada será às 8 h, na Praça Dr. Prado, no centro de Diamantina. Lá também terá uma feira com stands de lojas do setor e de fabricantes de bicicletas, equipamentos e acessórios, espaço de convivência, com área gourmet e de descanso.

A Sertão Diamante 2019 é uma realização da “Sertão Diamante - Esporte, Cultura e Desenvolvimento”, com apoio da Prefeitura Municipal de Diamantina e patrocínio Tripp Aventura e Groove Bikes. A prova foi criada em 2013 pelos amigos e apaixonados por mountain bike Antônio Ricardo Fernandes e Paulo Henrique Pereira, de Curvelo (MG).

O número de participantes saltou de 150 atletas na data do lançamento para 1.070 na edição de 2018 - agora, são exatos 1.120. “ O evento cresce assim como a prática do mountain bike por todo o Brasil. As pessoas estão cada vez mais em busca de atividade saudável, em contato com a natureza” , diz Sérgio. As duas primeiras edições, em 2013 e 2014, tiveram como trajeto Curvelo-Diamantina, do Sertão ao Diamante. A partir da terceira, passou a ser realizada inteiramente na terra dos diamantes. Desde a 1ª edição, a prova é homologada pela Federação Mineira de Ciclismo e, em 2015, passou a ser chancelada e supervisionada também pela Confederação Brasileira de Ciclismo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade