Publicidade

Estado de Minas TUBéRCULO

Estímulo à produção de batata no sul de Minas

Emater-MG cria banco de mudas para que sejam distribuídas gratuitamente a produtores de Extrema. Isso deve ser feito ainda em novembro deste ano


postado em 21/05/2013 14:27

Parceria entre a Emater-MG e a prefeitura de Extrema, no sul do estado, pretende estimular a produção de novas variedades de batata. A previsão é que em novembro seja possível a distribuição gratuita de mudas para os produtores da região, através da criação de um banco de multiplicação. Serão cinco variedades cultivadas em um hectare: brazlândia roxa, brazlândia rosa, brazlândia branca, beauregard e princesa.

Todas as mudas foram testadas e aprovadas em lavouras implantadas no município em novembro de 2012. A primeira colheita ocorreu em abril. A segunda está prevista para junho. Segundo o extensionista da Emater-MG, Hélio João Farias, as variedades produziram entre 30 e 50 toneladas por hectare: “São batatas comercialmente produtivas e respondem bem ao manejo, inclusive orgânico”.

O banco de multiplicação tem como objetivo a distribuição gratuita de mudas para os produtores, proporcionando a melhoria de renda e a diversificação de culturas. “Essa é uma oportunidade para que os produtores do município e região possam trabalhar com cultivares mais produtivas”, diz Hélio João Farias.

Os produtores que optarem pelo plantio das variedades de batata receberão orientações técnicas da Emater-MG. O extensionista da empresa também explica que os produtos poderão ser vendidos para escolas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Atualmente, 13 famílias são beneficiadas pelo programa.

Os produtores interessados em receber as mudas devem entrar em contato com a equipe do escritório da Emater-MG em Extrema pelo telefone (35) 3435-6403, ou pelo e-mail extrema@emater.mg.gov.br.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade