Publicidade

Estado de Minas AGRICULTURA

Novas normas para produção e exportação do limão tahiti

Instituto Mineiro de Agropecuária cria regras para que plantações tenham nível de qualidade internacional


postado em 10/10/2013 15:08

Minas Gerais é um dos principais produtores de frutas cítricas no país. Com o intuito de atender as exigências fitossanitárias de países importadores de limão tahiti, que é um dos principais produtos mineiros, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), instituiu através da Portaria nº 1.349/2013, o Sistema Estadual de Produção de Citrus latifólia tanaka (lima ácida ou limão tahiti) no estado, que regulamenta o comércio interestadual e a exportação de frutos in natura.

A produção no Sistema Estadual de Limão Tahiti deverá atender os procedimentos estabelecidos para o controle das pragas mosca negra (Aleurocanthus woglumi), cancro cítrico (Xanthomonas citri subsp. citri), pinta preta (Guignardia citricarpa), verrugose (Elsinoe spp.) e mosca-das-frutas (Tephritidae – não europeu). Tais pragas causam prejuízos econômicos aos produtores rurais e são fatores limitantes para exportação.

A partir de agora, os produtores de limão tahiti destinados à exportação deverão requerer seu cadastro e adesão a esse sistema junto ao IMA, através da Gerência de Defesa Sanitária Vegetal. De acordo com o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, Minas é o primeiro estado a ter essa regulamentação: "O Sistema Estadual de Produção de Citrus latifólia tanaka tem como objetivo atender as normas de exportação, além de legitimar e padronizar os critérios para a manutenção da qualidade dos produtos ofertados no estado".

Produção

Segundo um levantamento realizado pelo IMA no ano de 2012, a citricultura mineira ocupa o 4º lugar no ranking de produção de frutas cítricas no Brasil. A região norte de Minas, por exemplo, exporta grande parte da produção para a comunidade europeia. Só a safra de limão alcançou, em 2012, 88 mil toneladas, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Destaque para os municípios de Matias Cardoso, Jaíba, Uberaba , Belo Vale e Janaúba.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade