Publicidade

Estado de Minas FESTIVAL

Botecar valoriza o boteco de raiz

Até 30 de abril, o Festival Botecar, que reúne 55 botecos de BH, tem o intuito de oferecer tira-gostos mineiros com um tema, que este ano, é a Copa do Mundo


postado em 10/04/2014 13:25 / atualizado em 11/04/2014 17:48

O belo-horizontino gosta mesmo é de sentar num boteco com amigos, pedir um tira-gosto mineiro e tomar um bom gole. Para atender a um público que estava carente do autêntico sabor de Minas – uma vez que os cardápios passaram a oferecer pratos mais ‘gourmetizados’, ou seja, mais ‘metidos’ - ,um grupo de donos de bares, que adora ir para a cozinha usar e abusar do tempero mineiro, decidiu participar do Botecar, o verdadeiro festival de botecos de raiz. Até 30 de abril, 55 bares da capital mineira oferecem ao público suas especialidades nos mais variados tipos de tira-gostos com ingredientes mineiros. Nesse período, visitantes e jurados irão votar nos melhores pratos.

Motivados pela oportunidade de retornar às raízes da tradicional cultura do boteco, valorizar os pratos e ingredientes de nossa origem com simplicidade, liberdade e criatividade, donos de casas renomadas da cidade aderiram ao Botecar. Eles se preparam para receber, nos 22 dias do festival, cerca de 500 mil pessoas, que vão votar no melhor bar e eleger os 1º, 2º e 3º lugares. Para cair no gosto popular, apenas o sabor e consistência do prato não bastam. Público e jurados estarão atentos à experiência vivenciada em cada estabelecimento e, por isso, o ambiente, atendimento e o serviço de bebidas também serão avaliados.

Antônio Lúcio Martins, organizador do evento:
Antônio Lúcio Martins, organizador do evento: "Precisamos resgatar a cultura dos botecos" (foto: Samuel Gê/Encontro)
Conhecedor e frequentador de botecos há mais de 35 anos, Antônio Lúcio Martins, organizador do evento, disse que a ideia de criar um festival que tivesse a ‘cara’ dos bares da cidade surgiu após constatar que muitos estabelecimentos estavam inovando no cardápio, oferecendo pratos muito criativos, mas se distanciando da identidade mineira. “Precisamos resgatar a cultura dos botecos como um grande diferencial competitivo para o nosso turismo. Os visitantes querem saborear a verdadeira culinária mineira e não podemos perder esse foco”, explica Antônio Lúcio.

Segundo ele, o mais importante é que o Botecar vai valorizar os botecos participantes, além de estimular a qualificação profissional, bem como incentivar melhorias na infraestrutura e prestação de serviços, já que esses quesitos também estarão em julgamento. “O dono do estabelecimento terá liberdade para criar o prato que quiser e lançá-lo no cardápio. Para isso, ele vai usar os ingredientes mineiros que considerar mais adequados, e dar aquele toque na cozinha que só ele sabe, com todo carinho e simplicidade peculiares, usando os conhecimentos que ele adquiriu e que são o seu grande segredo”, informa Antônio Lúcio.

Do total de estabelecimentos participantes doBotecar, 20% estão estreando em um festival. Entre os demais, estão bares vencedores de outras competições, e que encaram a novidade do tira-gosto exclusivamente de raiz como um grande desafio para inovar e se destacar para ganhar a disputa.

E como o clima já é de Copa do Mundo, os pratos do Festival Botecar, mesmo sendo bem mineiros, terão nomes que lembram o torneio de futebol. Será possível sentar-se a uma mesa e pedir o Cafu; o Bola da Vez; Olé Brasil; Show de Bola, entre tantos outros.

“Estamos prontos para atender ao belo-horizontino e aos turistas com tira-gostos mineiros de qualidade e atendimento de primeira. Tenho certeza que o público irá se surpreender com o paladar dos pratos. Eu mesmo já experimentei quase todos e confesso dificuldade para dizer qual é o melhor”, disse Antônio Lúcio Martins.

Confira a lista dos botecos participantes no site oficial. Caso queira ler o guia especial feito pela Encontro, sobre todos os botecos do festival, veja abaixo:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade