Publicidade

Estado de Minas RECEITA

Que tal preparar um pudim de queijo de búfala?

O doce, preparado com o produto ainda pouco usado no Brasil, possui mais nutrientes que o leite de vaca


postado em 14/05/2014 13:40 / atualizado em 14/05/2014 13:52

Muito comum no norte do país, o búfalo é um animal resistente, e pode ser aproveitado para o trabalho no campo, e, claro, para o consumo humano. Além da carne, um ingrediente que cada dia mais conquista os consumidores e completa as prateleiras dos supermercados é o leite de búfala e seus derivados.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, o leite desse parente do boi possui mais nutrientes que o tradicional, de vaca. Por exemplo, o leite de búfala tem 8% de lipídios, enquanto o de vaca apenas 3,5%. Esse nutriente é importante para a geração de energia no organismo. Além disso, existem mais proteínas no produto originário da búfala: 4% contra 3,5% no de vaca.

Já que é um componente mais nutritivo, nada melhor que usá-lo em receitas saborosas. Um produto que está disponível no mercado, e é amplamente usado, é a mussarela de búfala, que chega a ser consumida até como inrgediente de muitas opções de pizza.

O chef Gui Bomfim, especialista em chás e pâtisserie (doces e bolos), e que gosta de criar receitas com ingredientes especiais, preparou uma sobremesa inusitada e saborosa: pudim com ricota de búfala.

Pudim de creme de ricota de búfala e rum

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 250 ml de leite
  • 200 gramas de creme de ricota de búfala
  • 50 ml de rum

Modo de Preparo
 
Bata todos os ingredientes no liqüidificador e reserve. Pegue 300 gramas de açúcar, faça um caramelo em fogo brando usando uma panela para derreter o açúcar que será usado para a calda do pudim. Coloque o caramelo em uma forma de pudim grande ou em 45 forminhas, depois cubra com a mistura batida no liquidificador. Asse em banho maria por 30 min, ou até as bordinhas do pubim soltarem da assadeiras. Quando estiver neste ponto, desligue o forno, deixe esfriar e desenforme. Dica: a textura desse pudim feito com creme de ricota de búfala é um pouco mais firme, o que o torna ideal para servir com frutas. Você pode usar uma forma de pudim normal ou 45 mini forminhas de pudim, caso queira porções individuais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade