Publicidade

Estado de Minas GATRô | RECEITAS

Um doce de mãe

Arregace as mangas, coloque o avental, e vá para a cozinha adoçar um pouco a vida da pessoa que se preocupa com você todos os dias


postado em 19/05/2014 13:46 / atualizado em 19/05/2014 18:38

No mês das mães, nada melhor que presenteá-las com receitas saborosas e, claro, doces como o carinho que elas transmitem(foto: Jonelle Weaver/Divulgação)
No mês das mães, nada melhor que presenteá-las com receitas saborosas e, claro, doces como o carinho que elas transmitem (foto: Jonelle Weaver/Divulgação)

Mesmo em seus dias mais amargos, elas não param de pensar em um jeito de deixar mais doce a vida de seus rebentos. Porque mãe é mãe. Para aproveitar o dia em homenagem a elas, a sugestão é que os filhos arregacem as mangas e encarem a cozinha. Se a feijoada ou a lasanha do domingo não é sua praia, nada tema.

Apresentamos uma série de receitas fáceis, para você impressionar sua mãe e mostrar que o afeto – e também o açúcar – pode ser via de mão dupla.

Entre as mais simples está o sundae com calda quente caseira, invenção dos americanos que criaram a rede Aplebee’s. É colocar os ingredientes na panela e servir morninho, com sorvete comprado na esquina. Não tem mistério.

Outra boa pedida são os pasteizinhos de belém, como os servidos no Restaurante do Porto. Na casa, quem faz o confeito é a matriarca da família, Glória Almeida.

Se a ideia, no entanto, é deixar a família toda com água na boca, faça o creme brûlée ou a trouxinha de frutas com chocolate, que aparecem nas páginas seguintes. O grau de dificuldade é moderado, mas convém treinar pelo menos uma vez antes de tentar agradar à matriarca. O creme em questão, inclusive, tem uma particularidade interessante. Cozinheiros de três países disputam ser a mãe da criança. O nome da receita, termo francês para creme queimado, é chamado na Espanha de crema catalana, e na Grã-Bretanha, de creme inglês. Isso porque, filho bonito, todo mundo quer.

(foto: Rogério Sol)
(foto: Rogério Sol)
Trouxinha de frutas - por Ivo Faria, chef do Vecchio Sogno

Ingredientes:

1 maçã descascada
1 pera descascada
50 g de nozes picadas
200 g de chocolate meio amargo picado
50 g de açúcar mascavo
25 g de manteiga derretida
12 folhas de massa harumaki
(feita com farinha de trigo, à venda em supermercados gourmet)

Modo de preparo

Lamine todas as frutas e misture-as com as nozes e o chocolate em uma vasilha. Descole a massa uma da outra, coloque um pouco de recheio em cada uma e faça trouxinhas. Amarre com barbante. Pincele as trouxinhas com manteiga em temperatura ambiente e polvilhe um pouco de açúcar mascavo. Leve ao forno a 160º C por 10 minutos ou até dourar. Sirva com sorvete.

(foto: Eugênio Gurgel)
(foto: Eugênio Gurgel)
Creme de Brûlée - por Cleber Messner, chef do Mes Amis

Ingredientes (para oito porções)


500 mL de creme de leite
500 mL de leite
8 gemas de ovos
90 g açúcar
1 colher (chá) de baunilha

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180º C. Coloque o leite, o creme de leite e a baunilha em um tacho para ferver. Enquanto isso, misture as gemas com o açúcar. Quando o leite ferver, desligue e misture metade com as gemas. Bata bem. Aos poucos, acrescente o restante do leite e misture. Coloque nas pequenas vasilhas de cerâmica (ramekins) e leve ao forno até ficar firme nas bordas, por cerca de 25 minutos.

(foto: Rogério Sol)
(foto: Rogério Sol)
Pastéis de Belém - por Glória Almeida, chef do Restaurante do Porto

Ingredientes

250 g de farinha de trigo
Água filtrada
1 pitada de sal
150 g de manteiga ou margarina
1 gema
80 g de maisena
1 L de leite
12 gemas
300 g de açúcar
Baunilha líquida
Cascas de limão

Modo de preparo

Para a massa
Sobre uma superfície de mármore (ou granito), coloque um monte de farinha. Faça um buraco no meio e coloque a gema e a água em quantidade suficiente para obter uma massa maleável.  Abra a massa e cubra com 50 g de manteiga ou margarina. Dobre de tal maneira a obter três camadas (dobre uma parte sobre o meio e a outra por cima). Repita essa operação duas vezes, sempre espalhando 50 gramas de margarina ou manteiga. Abra novamente, espalhe a manteiga e enrole como se fosse um rocambole. Corte o rocambole em fatias de 2 cm de espessura. Estenda cada rodela no fundo de uma forminha pequena, forrando também as laterais. Caso prefira, compre uma massa folhada de boa qualidade e enrole como se fosse um canudo. Corte em pedaços de mais ou menos 5 cm para cobrir as forminhas, pelas laterais e pelo fundo.

Para o recheio
Numa panela, junte a maisena, o creme de leite, as gemas e metade do açúcar. Leve ao fogo até ferver. Adicione o resto do açúcar, algumas gotas de baunilha líquida e as raspas de limão. Mexa bem e leve à fervura novamente. Desligue e coloque sobre as rodelas de massa. Leve as forminhas ao forno médio preaquecido até que estejam bem sequinhas e douradas. Polvilhe um pouco de canela em pó sobre os pasteizinhos.

(foto: Samuel Gê)
(foto: Samuel Gê)
Sarah Candy - por Tercio Maia, chef do Jack's Big Burger

Ingredientes


3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar mascavo
150 mL de mel
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras de leite
4 ovos
2 colheres (sopa)
de chocolate em pó

Modo de preparo


Misture bem os ingredientes secos em uma tigela e acrescente aos poucos o leite, o mel e as gemas. Bata as claras em neve e agregue a mistura em movimentos suaves. Unte o tabuleiro ou a fôrma, coloque a massa e asse em forno médio até que doure levemente. Obs.: O tempo varia muito de forno para forno.  
 
Montagem


Corte ao meio e recheie com um bom doce de leite. Se preferir, pode glaçar com chocolate. Para acompanhar, coloque uma bola de sorvete de capuccino.

(foto: JC Martins)
(foto: JC Martins)
Hot fudge sundae - por Marcelo Lanes, chef do Applebee's

Ingredientes

Para o chantilli
500 mL de creme de leite fresco
 
Para a calda de chocolate
300 mL de água
150 g de açúcar
150 g de cacau em pó
150 mL de glucose de milho
250 g de chocolate picado

Modo de preparo

Para o chantilli
Bata o creme de leite gelado em uma vasilha metálica até alcançar o ponto. Reserve.

Para a calda de chocolate (hot fudge)
Em uma panela, aqueça até ferver água, açúcar, cacau em pó e glucose de milho, mexendo sempre. Desligue o fogo e adicione
o chocolate picado, mexendo até a mistura ficar homogênea.

Montagem
Em um copo, adicione uma camada de calda de chocolate, outra de sorvete de creme e uma última de creme chantilly. Decore com uma cereja maraschino para arrematar e sirva.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade