Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Carboidrato ajuda no bom humor

De acordo com nutricionista, a falta desse nutriente pode deixar a pessoa com sensação de tristeza, fraqueza e preguiça


postado em 22/08/2014 18:57

O consumo de massas faz com que o carboidrato, no organismo, ajude os neurotransmissores a dar sensação de bom humor(foto: Freedigitalphotos.net)
O consumo de massas faz com que o carboidrato, no organismo, ajude os neurotransmissores a dar sensação de bom humor (foto: Freedigitalphotos.net)
Mudanças aparentemente inexplicáveis no humor, como a falta de ânimo ou disposição para realizar atividades corriqueiras, podem estar relacionadas a uma alimentação desequilibrada. Segundo a nutricionista Alessandra Godoy, investir numa alimentação correta ajuda a manter a saúde física e emocional, especialmente os carboidratos.

Cada substância gerada pelo organismo possui uma função diferente. Os neurotransmissores, produzidas pelas células nervosas, responsáveis por transmitir impulsos ao cérebro, influenciam diretamente na sensação de bem-estar e felicidade. De acordo com Alessandra, é essa produção de neurotransmissores que está ligada diretamente aos alimentos consumidos no dia a dia. "Alguns alimentos, incluindo as massas, possuem nutrientes que induzem a formação de serotonina, dopamina e noradrenalina, principais neurotransmissores", explica.

A especialista ainda alerta que uma alimentação deficiente de nutrientes pode causar falta de disposição, por isso é preciso incluir uma grande variedade de ingredientes nas refeições: "O carboidrato fornece energia e níveis de glicose necessários para ativar o impulso nervoso de bem-estar. Quando ele é associado a outras vitaminas e minerais seu efeito é potencializado".

Cada neurotransmissor também afeta o corpo de maneira diferente. A serotonina, por exemplo, provoca a sensação de bem-estar, e a dopamina e a noradrenalina, proporcionam energia e disposição. "O consumo de massas afeta diretamente o humor, pois o carboidrato é transformado em glicogênio quando ingerido. É esse elemento que possui papel importante na produção de serotonina", diz Alessandra Godoy.

Para garantir uma sensação prolongada de bom humor, a nutricionista lista outros nutrientes que não podem faltar na mesa de quem quer se manter saudável: ácido fólico, ômega 3, vitamina B6, vitamina C e magnésio. "Alimentos como espinafre, brócolis, peixes, frutos do mar e sementes oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, são ótimas fontes desses nutrientes", completa.

Aproveite para aprender a fazer uma saborosa receita de massa:

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Espaguete ao molho de erva doce com salmão defumado


Ingredientes:

  • 1 embalagem de espaguete
  • 400 gr de salmão defumado (cortado em tirinhas)
  • 1 xícara (chá) de erva doce (cortado em tirinhas)
  • 3 dentes de alho picados
  • sal e cebolinha picada a gosto
  • 500ml de creme de leite fresco
  • 1 cebola, picada
  • 4 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Comece preparando o molho de erva doce com salmão defumado. Numa panela média, aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola. Junte o erva doce, o creme de leite, o salmão defumado. Acerte o sal, deixe cozinhar por 10 minutos e reserve. Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique "al dente", ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de erva doce com salmão defumado e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Salpique a cebolinha e sirva a seguir.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade