Publicidade

Estado de Minas FESTA ALEMÃ

Oktoberfest invade Belo Horizonte

Seguindo os moldes da tradicional festa alemã, dia 18 de outubro Belo Horizonte recebe as festas Oktoberfest e UAIktoberfest


postado em 03/10/2014 15:39 / atualizado em 17/10/2014 15:59

Minas Gerais já tem 180 produtos caseiros de cerveja e 30 fábricas, segundo a Belotur. Considerando apenas as microcervejarias, atualmente, são produzidos cerca de um milhão de litros de cervejas especiais, a maioria na Grande BH. E para reafirmar a paixão pela bebida, Belo Horizonte se prepara para comemorar a Oktoberfest, e Nova Lima, a UAIktoberfest.

A festa que teve origem Munique, no Sul da Alemanha, se espalhou pelo mundo como uma celebração da cultura alemã. Em Blumenau (SC), região Sul do país, a festa é um dos principais atrativos turísticos e comemorada por uma das maiores comunidades de descendentes de alemães no Brasil. Lá, a festa começa no próximo dia 8 e vai até dia 26 de outubro e chega a atrair mais de 450 mil pessoas a cada ano, segundo a Embratur.

Em Belo Horizonte, a festa vai acontecer dia 18 de outubro, na Praça do Papa, região centro-sul da capital. A terceira edição da Oktoberfest BH promete música típica, comida e, é claro, muita cerveja. Para garantir antecipadamente o ingresso, basta fazer a troca por 1 quilo de alimento não perecível (exceto fubá e sal) na Central dos Eventos a partir do dia 13 de outubro. A troca também poderá ser feita na portaria do evento, caso a lotação máxima de 5 mil pessoas não tenha sido atingida. O limite é de três ingressos por CPF.

Cerveja à mineira

A clássica festa de origem alemã, que se espalhou pelo mundo, terá sua 4ª edição em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Batizada de UAIktoberfest, o evento gratuito conta com 20 cervejarias participantes, incluindo a Kurg Bier, que desenvolveu uma cerveja com receita especial e que leva o nome do evento. "Acrescentamos rapadura à cerveja e o resultado foi um produto mais encorpado, que equilibra o amargor e o gosto da rapadura", afirma o sommelier e sócio da cervejaria, Herwig Gangl.

Batizada de UAIktoberfest, a bebida tem tonalidade e sabor fortes originados do malte. Por tradição, as cervejas servidas nas Oktoberfests ao redor do mundo são encorpadas e a receita mineira segue essa característica.

A festa será realizada nos dias 17, 18 e 19 de outubro, na esquina da rua Antônio Serafim da Silveira com rua Madre Tereza, no trevo do Mingu (atrás da rodoviária).

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade