De origem francesa, a palavra gourmet remete à cozinha refinada, com qualidade e apresentação "de primeira". Pratos comuns, conhecidos dos consumidores, ganham um toque de criatividade durante a elaboração, que é pensada no paladar mais apurado dos clientes e se transformam em versões "gourmetizadas" nos estabelecimentos de alta gastronomia.
O conhecido brigadeiro de panela, por exemplo, ganha mais glamour e valor quando se acrescenta nozes ou mesmo paçoca. A pipoca de microondas ganha coberturas refinadas de caramelo com castanha de caju, canela cristalizada ou pé de moleque. Até o ingrediente indispensável do conhecido "prato feito" (PF) já ganhou sua versão gourmet. O ovo de galinha, que é popularmente conhecido como o "disco voador" do PF, ganha glamour na versão denominada de ovo pochê.
Da mesma forma que a gourmetização da gastronomia popular caiu no gosto do consumidor, há quem não se simpatize com a nova onda, e reme contra a maré. Nas redes sociais, os memes (piadas visuais) do "raio gourmetizador" satirizam a glamorização da gastronomia e servem de crítica aos altos preços praticados por muitos estabelecimentos.
Na contramão da gourmetização, encontramos o servidor público estadual Rômulo Tesch Santana, que criou um blog, que tem pouco mais de um ano, chamado Minhas Refeição (sic), detalha com bom humor a composição e os preços dos pratos oferecidos nas regiões do "baixo centro" das grandes cidades brasileiras.
Criterioso nos preços de suas refeições, que variam de R a R, Rômulo, que tem 25 anos e nenhuma especialização em gastronomia, vem ganhando cada vez mais seguidores em seu blog e em sua página do Facebook. "Uns amigos meus já tiravam foto de comida e postavam no Tumblr [rede social de compartilhamento de imagens] com uma legenda descrevendo o que haviam comido. Eu só 'dei uma esticada' nas coisas que eu falo [aliás, conferindo os primeiros posts, percebe-se que era só havia descrição, no começo]", explica o blogueiro sobre o surgimento do blog, que, segundo ele, não tem nenhuma proposta definida. "Não tem proposta nenhuma [risos]. Eu só tiro uma foto do que eu estou comendo e escrevo alguma bobeira embaixo", conta.
Quando questionado sobre a razão do sucesso do blog, Rômulo responde de forma bem humorada: "No princípio, eu achava que era algum tipo de alucinação coletiva. Mas, as pessoas realmente gostam de 'bobeiras' na internet".
O blogueiro ainda conta que, apesar de acreditar que o sucesso do blog tem a ver com a abordagem oposta à gourmetização, não é contra a prática. "Eu, particularmente, não tenho nada contra a goumertização em si. Se for gostoso, eu não tenho problema nenhum em comer. Mas, cada um na sua, né?", completa.
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Blog faz sucesso ao mostrar a "baixa gastronomia"
Com o intuito de ir contra a onda da 'gourmetização', blogueiro cria perfil na rede social Tumblr e faz sucesso com imagens e textos sobre refeições baratas que podem ser encontradas em áreas menos nobres das cidades
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