Publicidade

Estado de Minas PREMIAÇÃO

Eleição da Encontro Gastrô começa com duas novas categorias

A maior premiação da área de gastronomia de Belo Horizonte, este ano, vai premiar os melhores de 40 categorias, incluindo as inéditas Melhor Carta de Cerveja e Melhor Pão de Queijo


postado em 18/05/2015 16:10

Em 2014, foram 200 mil votos na Encontro Gastrô - O Melhor da Cidade, que ajudaram a escolher os vencedores de 38 categorias(foto: Samuel Gê/Encontro)
Em 2014, foram 200 mil votos na Encontro Gastrô - O Melhor da Cidade, que ajudaram a escolher os vencedores de 38 categorias (foto: Samuel Gê/Encontro)
"A comida sem tempero é como a vida sem paixão: não tem sabor e desconhece-se o prazer", já dizia o grande escritor irlandês Oscar Wilde. Não é à toa que um dos maiores prazeres dos mineiros é sentar à mesa e apreciar os mais variados quitutes proporcionados pelos restaurantes e ingredientes de nossa terra. E para dar valor àqueles que criam os pratos e guloseimas que nos encantam, começou, mais uma vez, a votação da Encontro Gastrô – O Melhor da Cidade, uma eleição dos melhores da gastronomia mineira, e que é promovida pela Revista Encontro, pelos Diários Associados e pelo jornal Estado de Minas.

Para se ter uma ideia do sucesso da eleição, em 2014 foram nada menos que 200 mil votos dos internautas, que ajudaram a escolher os vencedores de diversas categorias – o primeiro lugar da internet ganha três pontos, o que pode mudar um resultado.

Em sua 13ª edição, a grande novidade deste ano são as duas novas categorias da Gastrô: Melhor Carta de Cerveja e Melhor Pão de Queijo. Elas foram criadas para valorizar dois dos produtos mais consumidos em Minas, especialmente em Belo Horizonte.

Com apenas 33 anos, Leonardo Paixão desbancou veteranos e conquistou o título de Melhor Chef da Encontro Gastrô 2014(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Com apenas 33 anos, Leonardo Paixão desbancou veteranos e conquistou o título de Melhor Chef da Encontro Gastrô 2014 (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Além dos estabelecimentos, a eleição também valoriza o trabalho dos profissionais, como o chef, que comanda a cozinha e é responsável por criar verdadeiras obras de arte da gastronomia. Em 2014, quem levou o título de Melhor Chef foi o estreante Leonardo Paixão, de 33 anos, que conseguiu desbancar o veterano e premiado Rodrigo Fonseca – aliás, este, foi uma espécie de tutor de Paixão, que chegou a estagiar no tradicional restaurante francês Taste-Vin. "Eu estava estagiando em uma cozinha, mas não me deixavam fazer nada. Daí uma pessoa disse: 'No dia em que você tiver um restaurante, vai contratar um chef muito bom, não vai?'. Naquele momento, percebi que, se não estudasse em um bom local, não tivesse títulos, não me levariam a sério nunca", diz o grande premiado da Encontro Gastrô do ano passado.

O jovem chef Leonardo Paixão está à frente do restaurante Glouton, que fica no bairro de Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte, e que foi eleito em 2014 como a Melhor Cozinha Contemporânea da cidade. Começar com o pé direito fez toda a diferença para ele, que, este ano, chega como forte candidato na eleição da Gastrô.

Para votar

Para ajudar a escolher os melhoras das 40 categorias premiadas pela Encontro Gastrô, o internauta deve acessar o hotsite www.encontrogastro.com.br e escolher entre os estabelecimentos e profissionais que constam da lista sugestiva. Mas, caso seu favorito não esteja listado, é possível digitar o nome que desejar, que será validado da mesma forma. Vale lembrar que não é obrigatório votar em todas as categorias para se validar o voto. A eleição termina no dia 18 de julho de 2015.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade