Publicidade

Estado de Minas DECORAÇÃO

Confira dicas para decorar a mesa de Natal

Cores, velas, guirlanda, pinhas, saiba quais elementos podem fazer a diferença na hora de montar a mesa para a ceia


postado em 21/12/2015 10:02

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Faltam poucos dias para o Natal. Neste momento tão especial, que celebramos com a família e os amigos, nada melhor do que aproveitar para fazer belas mesas para receber com carinho aqueles que nos cercam, não é mesmo? Por isso, o blog Para Inspiração separou algumas dicas que vão ajudar você a ter ideias criativas para arrasar na produção natalina para a ceia.

Você pode começar a sua decoração escolhendo toalhas e guardanapos com motivos ou cores natalinas, que já irão deixar a mesa no clima festivo. Lembre que a mesa contará com outros itens decorativos e, por isso, é preciso ter cuidado para não exagerar. Caso queira uma decór mais sóbria, que fuja do tradicional vermelho, opte por toalha branca, dourada ou até mesmo prata. Não há regra! Você pode misturar cores, flores e estampas e o resultado será lindo.

Já em relação aos guardanapos, podem ser de pano ou de papel (hoje existem maravilhosos modelos que são verdadeiras obras de arte). Há várias formas de usar os guardanapos: duplo, misturando um liso e outro estampado, em formato de árvore de Natal. Os porta-guardanapos também são itens de extrema importância. Podem ser imponentes e com muito brilho, em formato de guirlanda, ou suaves, com flores (veja as imagens).

As cores mais usadas nesta ocasião são vermelha, verde e dourada. Mas, não há nenhum impedimento, caso queira montar a mesa em outros tons. O que vale é o carinho e o cuidado com que tudo é preparado. Vasculhe as gavetas, use e abuse da criatividade. Deixe a mesa com a sua personalidade. Isso sempre dá certo.


Para incrementar a decoração, invista em acessórios como castiçais, velas, centros de mesa, pinhas, jogos americanos, arranjos de flores, Papai Noel, boneco de neve e anjos.

A louça deve combinar com o restante da decoração. Pratos brancos ou apenas com algum detalhe em prata ou dourado, nas bordas, são sempre boas alternativas e combinam com tudo. As taças também são imprescindíveis e podem ser transparentes ou nas cores da decoração. Sugerimos que você acompanhe o cardápio das bebidas que serão servidas. Vale lembrar que há diferenças entre os copos de espumante, vinho tinto ou branco, água ou refrigerante. O mesmo vale para os talheres, que devem acompanhar o cardápio escolhido para a noite.

Uma outra opção é montar uma mesa à americana, em que a ceia será servida num aparador, e os pratos, talheres e copos ficam à disposição dos convidados. É uma forma prática para quem quer uma festa mais despojada e dinâmica, ou até mesmo com um número maior de convidados.

Enfim, Natal é uma época de renovação, de esperança, de estar com a família e os amigos.

(com blog Para Inspiração)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade