Publicidade

Estado de Minas VOTAÇÃO

Começa a votação popular da Encontro Gastrô, que elege os melhores da gastronomia mineira

Internautas poderão ajudar a escolher os melhores estabelecimentos e profissionais em 38 categorias


postado em 12/05/2016 14:26 / atualizado em 12/05/2016 17:32

Há 14 anos a Encontro Gastrô - O Melhor da Cidade ajuda a escolher os melhores estabelecimentos e profissionais de gastronomia de Belo Horizonte(foto: Dudua's Profeta/Encontro)
Há 14 anos a Encontro Gastrô - O Melhor da Cidade ajuda a escolher os melhores estabelecimentos e profissionais de gastronomia de Belo Horizonte (foto: Dudua's Profeta/Encontro)
Há 14 anos, a revista Encontro Gastrô – O Melhor da Cidade elege os melhores estabelecimentos e profissionais que atuam no mercado de gastronomia de Belo Horizonte. O grande diferencial da premiação é a participação popular na escolha dos vencedores. A Encontro Gastrô foi a primeira publicação de Minas a valorizar o voto do internauta na escolha dos melhores da gastronomia – aliás, o primeiro colocado da internet ganha três pontos, o que equivale ao voto de três dos 50 jurados convidados –, quando iniciou a eleição online em 2009. Este ano, os internautas podem ajudar a escolher os melhores em 38 categorias.

A eleição online poderá ser acessada do dia 12 de maio a 12 de julho pelo endereço www.encontrogastro.com.br/bh. Não é obrigatório escolher uma opção em todas as categorias para que seja validado o voto. Além disso, caso seu estabelecimento ou profisisonal preferido não esteja listado, é possível digitar o nome daquele que mais lhe agrada.

A Encontro Gastrô é uma realização da Revista Encontro, dos Diários Associados e do jornal Estado de Minas, e traz categorias bem distintas e que abrangem todas as áreas da gastronomia e da noite de BH. O público pode escolher o melhor bar/botequim, a melhor pizzaria, o restaurante de comida italiana que mais gosta. Enfim, são estabelecimentos que oferecem de tira-gosto à alta gastronomia. Sem esquecer, claro, dos profissionais, que são as engrenagens essenciais para que o mercado possa funcionar.
O chef Leonardo Paixão conquistou pela segunda vez seguida o título de Melhor Chef, da Encontro Gastrô, em 2015(foto: Dudua's Profeta/Encontro)
O chef Leonardo Paixão conquistou pela segunda vez seguida o título de Melhor Chef, da Encontro Gastrô, em 2015 (foto: Dudua's Profeta/Encontro)

É o caso do chef Leonardo Paixão, que comanda a cozinha do restaurante contemporâneo Glouton, localizado na região centro-sul de BH. Ele começou a trabalhar por conta própria em 2013, e nesse mesmo ano faturou o prêmio de Chef Revelação da Encontro Gastrô. Em seguida, conquistou o "bicampeonato" como Melhor Chef (2014 e 2015), desbancando nomes de prestígio como Rodrigo Fonseca, do restaurante francês Taste-Vin e um dos maiores vencedores da premiação. "Sinto que tenho um pé em Paris e outro na roça", diz Leonardo Paixão à Encontro, após faturar o último prêmio.

Em 2016, a Gastrô traz como grande novidade a criação de duas novas categorias: Carta de Drinques e Balada (é a junção das antigas categorias Pra Dançar e Pra Paquerar). Vale lembrar que existem dois profissionais considerados hors concours, por terem vencido cinco vezes seguidas a premiação e, portanto, deixam de concorrer em suas devidas categorias: o chef Ivo Faria, do restaurante italiano Vecchio Sogno; e o sommelier Denis Marconi, do Taste-Vin.

O resultado da eleição da Gastrô poderá ser conhecido pelo público em agosto, após o evento especial de divulgação dos vencedores e na revista que é publicada no mesmo mês.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade