Publicidade

Estado de Minas INGREDIENTE

Comemore o Dia da Cachaça Mineira saboreando uma 'branquinha'

Selecionamos cinco lugares em BH que oferecem diversas opções da bebida típica de Minas


postado em 20/05/2016 13:48

Celebre o Dia da Cachaça Mineira saboreando uma aguardente de qualidade em um dos estabelecimentos que listamos abaixo(foto: Pixabay)
Celebre o Dia da Cachaça Mineira saboreando uma aguardente de qualidade em um dos estabelecimentos que listamos abaixo (foto: Pixabay)
É neste sábado, dia 21 de maio, o Dia da Cachaça Mineira. A data é comemorada há 15 anos e foi instituída tendo em vista o início da safra da cana-de-açúcar no estado.

De acordo com o Centro Brasileiro de Referência da Cachaça, Minas Gerais é o maior produtor de cachaça do tipo alambique, detendo 60% do mercado nacional. Sendo o estado uma referência tão importante, é claro que a capital teria lugares que servem diferentes opções da "branquinha".

Confira, abaixo, cinco locais para se degustar uma boa aguardante:

Adega da Cachaça
(foto: Baradegadacachaca.com.br/Reprodução)
(foto: Baradegadacachaca.com.br/Reprodução)

O bar existe há mais de cinco décadas e possui 50 opções da branquinha, todas de Minas. Entre as mais pedidas estão as do Norte do Estado, mas as da região de Ouro Preto também têm ótima procura. A bebida pode ser acompanhada por petiscos como carne de panela com mandioca e dobradinha com feijão branco.
Endereço: rua Artur Alvim 110, Horto
Informações: (31) 3467-3511

Clube Mineiro da Cachaça
(foto: Clubemineirodacachaca.com.br/Reprodução)
(foto: Clubemineirodacachaca.com.br/Reprodução)

Além da roda de samba que acontece eventualmente no bar, o grande atrativo são as mil opções da bebida. Fundando em 2001, o centro visa promover a cachaça de alambique e tem capacidade para 200 clientes. Para comer, há opções como o lombo com jiló e cebola, além do contrafilé com fritas.
Endereço: rua Mármore 373, Santa Tereza
Informações: (31) 2515-7149 l

Mercearia Lili
(foto: Guiabh.com.br/Reprodução)
(foto: Guiabh.com.br/Reprodução)

São mais de mais de 70 opções de cachaça, todas mineiras, com destaque para a Vargem Grande, produzida na cidade de Araçuaí, mais pedida entre a clientela. Outras sugestões de Salinas e Morro da Garça fazem sucesso. Fundado em 1949, o bar traz petiscos bem clássicos, como torresmo, moela, língua e joelho de porco.
Endereço: rua São João Evangelista 676, Santo Antônio
Informações: (31) 3293-3469

Paladino
(foto: Restaurantepaladino.com.br/Reprodução)
(foto: Restaurantepaladino.com.br/Reprodução)

A carta de cachaças desse restaurante especializado em comida mineira e sediado em uma fazendinha traz trinta opções, sendo 24 do Estado. A cachaça da casa, Rainha da Lagoa, envelhecida em toneis de carvalho, é a preferida do público, mas há quem prefira pinga com mel, servida com a cachaça Lucas Batista.
Endereço: av. Gildo Macedo Lacerda, 300, Braúnas
Informações: (31) 3447-6604

Via Cristina
(foto: Facebook/Via-Cristina-casa-de-carnes-e-cachaçaria-200098526687690/Reprodução)
(foto: Facebook/Via-Cristina-casa-de-carnes-e-cachaçaria-200098526687690/Reprodução)

O estabelecimento que existe há 25 anos é referência quando o assunto é cachaça. São mais de 900 rótulos. A maioria absoluta é vinda de Salinas, a mais famosa região produtora. Para comer, a dica são as carnes, como picanha e baby beef. Também vale provar o pastel preparado com massa à base de mandioca, invenção do fundador.
Endereço: rua Cristina, 1.203, Santo Antônio
Informações: (31) 3296-8343

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade