Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Aprenda a fazer um brigadeiro funcional, que ajuda na perda de peso

Ele é feito com biomassa da banana verde e oferece diversos benefícios à saúde


postado em 05/08/2016 17:10

A farinha da banana verde, ou biomassa, é uma aliada do intestino, além de ajudar na perda de peso e controle do colesterol e do nível de açúcar no sangue(foto: Schoolphotoproject.com/Reprodução)
A farinha da banana verde, ou biomassa, é uma aliada do intestino, além de ajudar na perda de peso e controle do colesterol e do nível de açúcar no sangue (foto: Schoolphotoproject.com/Reprodução)
O senso comum diz que tudo que é bom engorda ou faz mal. Mas, essa noção acaba de cair por terra. Isso graças ao brigadeiro funcional que é feito com biomassa preparada a partir da banana verde, que atua na formação de prebióticos, componentes que ajudam o intestino a trabalhar corretamente – são formados por amidos resistentes que servem de alimento para as bactérias intestinais benéficas.

Com isso, uma dieta rica em produtos à base de biomassa de banana verde, como o brigadeiro (receita abaixo), ajuda na manutenção da integridade da mucosa do intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.

Quando verde, a banana apresenta baixa concentração de açúcar, mas preserva seus sais minerais e vitaminas, o que ajuda as pessoas que querem manter a forma – o amido resistente dificulta a absorção de gorduras. Além de contribuir para a redução do peso, esse ingrediente funcional ainda contribui para o controle do colesterol e da quantidade de açúcar no sangue (glicemia).

Pensando em todas essas vantagens, a chef curitibana Iracema Bertoco, professora dos cursos de gastronomia do Centro Europeu, criou uma receita especial de brigadeiro, utilizando biomassa de banana verde. Apaixonada pela gastronomia funcional, Iracema acredita que comer, além de nutrir, é um ato de prazer. "Transformar o brigadeiro, símbolo de 'quilos a mais', em um doce saudável, para se comer sem culpa, foi um desafio. Ele tem uma referência de sabor e textura. Mas, depois de muitos testes, consegui um resultado que surpreende os apaixonados pelo doce, e a maioria das pessoas que prova diz que é melhor do que o tradicional", comenta a chef.

Por não ter cheiro e nem gosto de banana, a biomassa é muito versátil e pode ser utilizada em vários outros preparos. A chef Iracema Bertoco costuma utilizar a técnica para a produção de nhoque (substituindo a batata), bolos, cupcakes, pães, sopas, feijoada, purês e sucos. "Desta forma, os impactos das gorduras e açúcares são minimizados no organismo ao saborear receitas deliciosas", completa.
(foto: Amarildo Henning/Divulgação)
(foto: Amarildo Henning/Divulgação)

Para fazer o brigadeiro de biomassa de banana verde:

Biomassa de banana verde

Ingredientes:

  • 4 bananas bem verdes de qualquer variedade
  • Água

Modo de preparo:

Lavar bem as bananas com esponja e detergente, cortar as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida levar em uma panela de pressão com água fervendo, suficiente para cobrir as bananas. Contar 10 minutos a partir do início da pressão da panela. Deixar o ar sair e a panela perder a pressão sozinha. Separar as cascas das polpas e levar apenas as polpas bem quentes para processar até que fique uma massa homogênea. Para ajudar processar pode-se utilizar água desde que seja bem quente. Dica: nunca utilize a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino que escurece a massa.

Leite condensado diet

Ingredientes:

  • 400 g de leite em pó desnatado
  • 150 ml de água fervente
  • 10 g de sucralose
  • 60 g de manteiga

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e reservar.

Brigadeiro

Ingredientes:

  • 1 receita do de leite condensado diet caseiro
  • 100 g de biomassa de banana verde
  • 80 g de cacau em pó
  • 100 g de chocolate diet picado
  • 150 g de chocolate diet ralado (substitui o granulado)

Modo de preparo:

Colocar os quatro primeiros ingredientes em uma panela e levar ao fogo brando mexendo sempre até atingir ponto de brigadeiro comum. Deixar esfriar, enrolar e passar no chocolate diet ralado.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade