Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

A couve está ganhando espaço na dieta de quem curte exercícios físicos

A verdura é rica em diversos minerais, como potássio, zinco e ferro


postado em 26/06/2017 08:57 / atualizado em 27/06/2017 10:37

A couve é rica em magnésio, potássio, ferro, zinco e outros minerais e, segundo o nutrólogo, é excelente para quem faz exercícios físicos(foto: Raphael Augusto de Castro e Melo/Divulgação)
A couve é rica em magnésio, potássio, ferro, zinco e outros minerais e, segundo o nutrólogo, é excelente para quem faz exercícios físicos (foto: Raphael Augusto de Castro e Melo/Divulgação)
Talvez você não saiba, mas a couve está cada vez mais deixando de ser coadjuvante para ocupar um lugar de destaque nas dietas fitness. A opinião é do nutrólogo Theo Webert, que ressalta a importância nutricional do alimento. "Couve contém magnésio, um mineral que além de ajudar no relaxamento muscular, auxilia também na melhora do humor", comenta o especialista.

Segundo o médico, essa verdura tem ação cicatrizante, anti-inflamatória, ajuda na desintoxicação e na absorção do cálcio. "Recente estudo realizado pela Universidade de Rush, nos Estados Unidos, revelou que além de tudo a couve também é excelente também para o cérebro", afirma Theo Webert.

Ainda de acordo com o especialista, essa verdura é uma boa fonte vital de minerais como ferro (previne a anemia), fósforo (para os músculos e ossos), cobre, que ajuda na absorção de ferro, manganês e selênio, necessário para a tireoide e também um poderoso antioxidante.

Outro benefício da couve é a presença de potássio, um dos responsáveis pela manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico, contração muscular, funcionamento cardíaco e participa da transmissão dos impulsos nervosos. "Além do zinco, importante tanto para a síntese de células imunológicas como em sua ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos", completa o nutrólogo.

O médico ensina uma receita simples, que pode ser adaptada à dieta para redução de medidas. A dica é ingerir a bebida à base de couve todas as manhãs, para começar bem o dia, sem abdicar de uma refeição balanceada e completa no restante do dia. "Lembre-se que o suco de couve com limão deve ser consumido sempre fresco em no máximo 30 minutos após preparo, para que não perca as propriedades e nutrientes", diz Theo Webert.

Suco de couve com limão

Ingredientes:

  • 1/2 limão
  • 1 folha de couve
  • 1 copo de água

Modo de preparo:

Adicione a metade do suco do limão com a folha de couve no liquidificador e coloque a água aos poucos. Bata tudo por um minuto ou até que esteja com uma textura uniforme. Beba sem coar para adquirir todas as fibras. Se quiser adoçar, utilize um pouco de mel ou adoçante natural.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade