Sabia que é possível amenizar as alergias por meio de alimentos?

Óleo de coco e probióticos, por exemplo, ajudam a fortalecer o sistema imunológico

por Da redação com assessorias 10/10/2017 10:45

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O óleo de coco é rico em ácido láurico, que ajuda a proteger o organismo contra fungos e bactérias (foto: Pixabay)
Com certeza você já deve ter ouvido falar dos alimentos que causam alergia, como leite e trigo. Mas, sabia que alguns produtos têm ação contrária, ou seja, contribuem para amenizar as reações alérgicas? O óleo de coco e os probióticos, por exemplo, deveriam estar sempre na dieta dos alérgicos. Conhecidos como imunonutrientes, eles têm uma alta capacidade de fortalecer o sistema imunológico.

Zinco, selênio, glutamina, vitaminas A, C, D3 e E são muito eficazes na prevenção de quadros alérgicos, normalmente desencadeados pelo desequilíbrio dos sistemas intestinal e imunológico. Doença celíaca, dermatite atópica e asma estão entre as alergias que podem surgir por conta dessa desregulação.

Potente antioxidante e anti-inflamatório, o óleo de coco é rico em ácido láurico. Esta substância, de acordo com o médico Marcello Bossois, coordenador técnico do projeto Brasil Sem Alergia, é muito eficaz no combate a fungos e bactérias. Não à toa, ela está presente em grande quantidade no leite materno. "A monolaurina, gerada a partir do ácido láurico, age diretamente no combate aos fungos e às bactérias, evitando o surgimento de infecções de repetição", comenta o alergista, destacando que o óleo de coco também fornece energia e força, sem aumentar os índices glicêmicos do paciente.

Um estudo publicado no periódico científico International Journal of Dermatology descobriu que o óleo de coco possui ação importante no tratamento de alergias dermatológicas, como as acnes. Quando aplicado na pele, ele pode aliviar quadros alérgicos, já que conta com diversas partículas bactericidas.

Probióticos

Recomendados pela Organização Mundial de Alergia para gestantes e bebês que sofrem com quadros alérgicos, os probióticos – bactérias do bem que estão presentes em iogurtes, queijos, coalhadas e leites fermentados – são micro-organismos capazes de proteger o intestino, parte do corpo que possui 70% das células de defesa.

Segundo a nutricionista funcional Teresa Pavan, os probióticos são grandes aliados da imunidade. Ela lembra que o ideal é associar esse nutriente a alimentos prebióticos, como no caso da chicória, que contém inulina, e do tomate, que possui licopeno e vitamina C. "Quando consumidos em uma mesma dieta, probióticos e prebióticos atuam em conjunto e aceleram ainda mais a produção de células de defesa", comenta a nutricionista.

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