Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Aprenda a fazer um brigadeiro funcional tão bom quanto o tradicional

À base de biomassa de banana verde, o doce substitui a versão calórica e ainda traz muitos benefícios para o corpo


postado em 13/11/2017 11:02 / atualizado em 13/11/2017 11:11

A biomassa de banana verde pode ser usada não só para fazer o brigadeiro funcional, mas para substituir ingredientes calóricos em diversas receitas(foto: Pixabay)
A biomassa de banana verde pode ser usada não só para fazer o brigadeiro funcional, mas para substituir ingredientes calóricos em diversas receitas (foto: Pixabay)
Sabia que é possível fazer uma versão saudável e que não engorda do doce mais popular do Brasil? Pois é, o brigadeiro feito com biomassa de banana verde possui prebióticos, componentes famosos por ajudar o intestino a trabalhar corretamente, e contém ainda amido resistente, uma fonte de energia que funciona como alimento para as bactérias benéficas do sistema digestivo.

O brigadeiro funcional ajuda na manutenção da integridade da mucosa do intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Quando verde, a banana apresenta, ainda, baixa concentração de frutose, mas preserva seus sais minerais e vitaminas, o que ajuda as pessoas que querem manter a forma – o amido resistente dificulta a absorção de gorduras. Além de ser saborosa, a biomassa ainda pode ajudar na redução de peso e do colesterol e no controle da quantidade de açúcar no sangue (glicemia).

A dica de uso da banana verde é da chef Iracema Bertoco, professora do Centro Europeu, em Curitiba (PR). "Transformar o brigadeiro, símbolo de quilos a mais, em um doce saudável para se comer sem culpa foi um desafio, pois ele tem uma referência de sabor e textura. Mas, depois de muitos testes, consegui um resultado que surpreende os apaixonados pelo doce, e a maioria das pessoas que prova diz que é melhor do que o tradicional", comenta a chef.

Para completar a receita do brigadeiro saudável, Iracema usa leite condensado diet caseiro, totalmente sem açúcar, e chocolate diet ralado no lugar do granulado.

A especialista lembra que, por não ter cheiro e nem gosto de banana, a biomassa é muito versátil e pode ser utilizada em vários outros preparos. Ela recomenda o uso na produção de nhoque (substituindo a batata), bolos, cupcakes, pães, sopas, feijoada, purês e sucos. "Desta forma os impactos das gorduras e açúcares são minimizados no organismo ao saborear receitas deliciosas", completa Iracema Bertoco.

Benefícios da biomassa de banana verde:

  • Acelera o trânsito intestinal

  • Reduz o tempo de exposição de toxinas na mucosa do intestino

  • Controla o diabetes, já que as fibras promovem uma lenta absorção de açúcar no intestino, reduzindo as taxas de glicemia, especialmente após as refeições

  • Reduz o colesterol e os triglicerídeos quando consumida regularmente

  • Prolonga a sensação de saciedade e diminui a absorção de gorduras pelo organismo, ajudando as dietas

Receita de brigadeiro de biomassa de banana verde da chef Iracema Bertoco

Ingredientes da biomassa de banana verde:

  • 4 bananas bem verdes (qualquer variedade)
  • Água

Modo de preparo:

Lave bem as bananas com esponja e detergente, corte as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida, leve para uma panela de pressão com água fervendo, suficiente para cobrir as bananas. Apís 10 minutos do início da pressão da panela, deixe sair o vapor naturalmente. Separe as cascas das polpas. Leve apenas as polpas bem quentes para processar até que fique uma massa homogênea. Para ajudar a bater, utilize água bem quente. Atenção: nunca utilize a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino, que escurece a biomassa.

Ingredientes do leite condensado diet:

  • 400g de leite em pó desnatado
  • 150 ml de água fervente
  • 10 g de sucralose
  • 60 g de manteiga

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve.

Ingredientes do brigadeiro:

  • Uma receita do de leite condensado diet caseiro
  • 100 g de biomassa de banana verde
  • 80 g de cacau em pó
  • 100 g de chocolate diet picado
  • 150 g de chocolate diet ralado (usar no lugar do granulado)

Preparo:

Coloque os quatro primeiros ingredientes em uma panela e leve ao fogo brando, mexendo sempre até atingir ponto de brigadeiro comum. Deixe esfriar, enrole e passe no chocolate diet ralado.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade