Publicidade

Estado de Minas DICAS

Tire dúvidas sobre congelamento de alimentos

Nutricionista dá dicas para quem quer aproveitar a praticidade do alimento congelado


postado em 21/12/2017 13:00 / atualizado em 21/12/2017 12:00

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Em meio à correria do dia a dia, muitas pessoas recorrem ao congelamento como a forma mais prática para deixar refeições e alimentos sempre à disposição.Na lista de produtos que podem ir ao freezer estão legumes, verduras e temperos – neste caso, as ervas frescas.

Porém, é preciso ter cuidado ao congelar um alimento. Aproveitando o tema, a nutricionista Ariane Braz Brasil, do hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo, esclarece algumas dúvidas relacionadas a esse processo:

Congelando verduras
Segundo a especialista, é necessário apenas fazer o processo chamado de branqueamento, que consiste em colocar as verduras em água fervente por um minuto, escorrer e, por fim, jogar em água bem gelada, ou colocar numa bacia com gelo. "Não realizar esse passo pode alterar a aparência do alimento", explica Ariane.

Secar o alimento
É um erro não secar bem os produtos que serão congelados, conforme a especialista. Ela afirma que, quando são congelados ainda molhados, acabam formando cristais de gelo em volta.

Atenção à validade
O tempo de validade de um legume congelado é de três meses. "Por isso, é importante identificar as embalagens com o nome e a data em que foram congelados para ter o controle de qualidade", esclarece a nutricionista.

Ervas e temperos
Poucas pessoas sabem, mas as ervas podem ser congeladas e não precisam sofrer o processo de branqueamento antes de irem para o freezer. Apenas é necessário lavar, picar e secar bem. "A forma de utilização é a mesma das ervas frescas, podendo ser utilizadas em temperos, molhos, sopas", diz Ariane Brasil.

Descongelando alimentos
Para fazer o descongelamento adequado, de acordo com  especialista, é preciso colocar os alimentos na geladeira um dia antes de serem utilizados. Caso precise utilizar de imediato, descongele no micro-ondas ou coloque o próprio saco do legume em água em temperatura ambiente.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade