Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Açafrão da terra ajuda a combater inflamações

O tempero, também chamado de cúrcuma, é ótimo para a saúde


postado em 13/02/2018 12:34 / atualizado em 13/02/2018 12:38

O açafrão da terra ou cúrcuma é ótimo no tratamento de processos inflamatórios no corpo(foto: Pixabay)
O açafrão da terra ou cúrcuma é ótimo no tratamento de processos inflamatórios no corpo (foto: Pixabay)
É praticamente impossível visitar uma cozinha no Brasil e não encontrar algum tipo de tempero ou especiaria. Estes ingredientes são fundamentais para variar e intensificar o sabor dos alimentos, promover mais cor e aroma às receitas, além de melhorar a qualidade nutricional e reduzir a adição de sal. Um deles é o açafrão da terra, ou cúrcuma, que traz muitos benefícios para a saúde.

Esse tempero, que faz parte do famoso curry, especiaria indiana de cor amarelada, com aroma e sabor característicos, pode ser usado para preparo de carnes, peixes, saladas de grãos integrais, molhos e até mesmo para temperar a pipoca.

A cúrcuma contém óleos essenciais com comprovadas características antioxidante e antimicrobiana, e seu principal composto nutricional, a curcumina, atua e forma a impedir os processos inflamatórios no corpo. De acordo com a nutricionista Roberta Cassani, estudos mostram que a curcumina tem capacidade de reduzir o crescimento de novos vasos sanguíneos nas regiões afetadas por tumores e que sofreram metástase (quando o câncer se espalha), contribui ainda para a apoptose, ou seja, a morte de células cancerígenas.

Além disso, segundo a especialista, o açafrão da terra auxilia na reversão de determinadas etapas de formação das cardiopatias, modulando o revestimento dos vasos sanguíneos; atua sobre a artrite reumatoide, uma inflamação crônica em uma ou mais articulações; e ainda se mostrou promissora no tratamento da depressão com resultado semelhante ao medicamento.

Para aproveitar os benefícios da cúrcuma para a saúde, é fundamental um planejamento alimentar adequado e saudável para tornar a receita saborosa e nutritiva. "É possível, por exemplo, associar a especiaria com a pimenta preta para aumentar a absorção dela no intestino", indica a nutricionista. Ela lembra que é preciso sempre dar preferência para as especiarias naturais, que passam por menos processos industriais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade