Que tal melhorar seu humor com a 'dieta da felicidade'?

Especialista mostra quais alimentos ajudam na manutenção do bom humor

por Vinícius Andrade 07/03/2018 08:09

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
(foto: Pixabay)
Você já parou para pensar que seu humor pode estar diretamente relacionado à sua alimentação? As refeições não estão ligadas apenas à ingestão de nutrientes, mas, também, ao lado sentimental. Além dos prejuízos físicos, uma dieta desequilibrada pode acarretar em carências específicas de vitaminas e minerais que provocam sintomas emocionais como apatia, irritabilidade, nervosismo, cansaço e falta de atenção.

Para evitar esse cenário, a nutricionista Liliana Grimberg, coordenadora do Centro Terapêutico Dr. Máximo Ravenna, em Buenos Aires, na Argentina, recomenda a chamada "dieta da felicidade", que é baseada em alimentos com o menor processamento possível e que ajudam na liberação da endorfina e serotonina, hormônios que elevam o bom humor. Encaixam-se neste perfil alimentos como atum, salmão, sardinha, anchova, vegetais, frutas, carnes, ovos, cereais integrais e lácteos.

Em contrapartida, a nutricionista recomenda evitar as farinhas refinadas – como a de trigo, usada em bolos e biscoitos –, porque provocam picos e quedas repentinos de serotonina, que se traduz em distúrbios de humor e nervosismo. Em compensação, o consumo de carboidratos de absorção lenta, como grãos integrais, batata doce e banana, por exemplo, favorece a produção e manutenção dos níveis do "hormônio da alegria".

"A tendência é escolher alimentos ricos em triptofano, um aminoácido que o corpo não fabrica por si só. Então, você precisa ingeri-lo, pois ele ajuda a 'liberar' a serotonina. Paralelamente, é importante o consumo de minerais e carboidratos com baixo índice glicêmico", explica a especialista em entrevista para o jornal argentino El Clarín.

Liliana Grimberg lembra ainda que o chocolate amargo (com alto teor de cacau) pode ser considerado um antidepressivo natural, já que fornece a teobromina, uma substância que ativa neurotransmissores relacionados ao prazer.

Últimas notícias

Comentários