Descubra quais alimentos contribuem para a saúde dos cabelos

Produtos ricos em vitaminas A e C, por exemplo, deixam os fios sedosos e saudáveis

por Da redação com assessorias 02/03/2018 11:19

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Carnes magras, ricas em proteínas, e verduras repletas de vitaminas, especialmente A e C, são verdadeiras aliadas dos cabelos, sabia? (foto: Pixabay)
Manter os cabelos saudáveis vai além de uma questão estética. Os fios bem cuidados refletem também o bom funcionamento do organismo e servem para proteger o couro cabeludo de inúmeros poluentes e infectantes espalhados pelo ambiente. Como são parte de nosso corpo, claro que os cabelos sofrem as consequências de nossos hábitos, especialmente a alimentação.

De acordo com a nutróloga Cristiane Molon, a qualidade dos alimentos consumidos no dia a dia exerce grande influência sobre os fios e, por isso, as principais inimigas dos cabelos são as dietas ricas em açúcar, carboidratos refinados e álcool. "Eles elevam os níveis de insulina no sangue, desequilibrando alguns hormônios, o que pode ter efeito negativo sobre os folículos capilares", comenta a especialista.

A médica explica ainda que o baixo consumo de proteínas, como carne, ovos e leite, e de vitaminas e minerais pode levar à perda do brilho, à quebra e pode interferir no crescimento dos fios. Por outro lado, a ingestão de água é fundamental para levar os nutrientes até o bulbo capilar e manter os cabelos saudáveis e sedosos.

Além de uma alimentação equilibrada, outro hábito que ajuda a garantir a saúde dos fios é evitar banhos quentes e o uso excessivo de secadores e escovas. "Uma dica é não prender os fios ainda molhados e ter em mente que tinturas e alisamentos, como a escova progressiva, podem influenciar na queda", diz Cristiane Molon.

A nutróloga cita quais são os alimentos considerados amigos dos cabelos:

  • Arroz, feijão e lentilhas têm aminoácidos que, quando combinados, dão origem a proteínas que formam o colágeno e a queratina

  • Frutos do mar são ricos em magnésio, essencial para a formação dos fios

  • Vegetais de folhas verdes são fonte de nutrientes essenciais para os cabelos, como as vitaminas A e C, biotina, cálcio e ferro, que participa na formação dos glóbulos vermelhos e nutre os folículos capilares

  • Nozes são uma grande fonte de ácidos graxos, biotina e selênio e, ainda, têm propriedades anti-inflamatórias

  • Cenoura é rica em betacaroteno e a vitamina A

  • Aveia é rica em silício, vitaminas do complexo B e zinco

  • Salmão contém ômega 3 e selênio

  • Quinoa também é uma ótima fonte de proteína

  • Frutas vermelhas, como morango, cranberry e mirtilo, oferecem flavonóides e vitamina C, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea

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