BH vai sediar, pela primeira vez, quatro campeonatos mundiais de baristas

As disputas farão parte da Semana Internacional do Café, que será realizada no Expominas em novembro

por Da redação com assessorias 25/05/2018 13:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
(foto: Pixabay)
Uma boa notícia para a agricultura de Minas Gerais: o Expominas, em Belo Horizonte, vai sediar, de 7 a 9 de novembro deste ano, pela primeira vez, quatro campeonatos mundiais disputados por baristas (profissional que extrai o café), que é parte da programação da Semana Internacional do Café (SIC), o maior evento nacional do setor. A informação foi dada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg).

As disputas são consideradas uma "Copa do Mundo" do café. A expectativa é que mais de 100 competidores premiados se enfrentem no preparo e na degustação da bebida – são representantes de mais de 40 países. As quatro modalidades em disputa dizem respeito às diferentes formas de fazer café: o World Latte Art Championship premia o melhor desenho no café, feito com leite, habilidade que o barista realiza em xícaras; o World Coffee in Good Spirits Championship, que é o preparo do café com drinques alcoólicos e outros ingredientes que harmonizem com a bebida quente ou fria, como o irish coffee; o World Brewers Cup, que é a avaliação da performance do barista ao preparar café filtrado; e o World Cup Tasters Championship, campeonato destinado aos provadores de café, que devem saber diferenciar uma bebida dentre três amostras.

Os campeonatos mundiais são organizados pela World Coffee Events, entidade ligada à Associação de Cafés Especiais – a mais relevante no mundo. O objetivo dos eventos, segundo a organização, é agregar a comunidade internacional apaixonada pelo café e mostrar como o mercado tem profissionais diferenciados no preparo da bebida mais consumida no mundo.

"A conquista do país-sede de quatro mundiais é fruto de uma combinação de diversos fatores presentes na Semana Internacional do Café: conexão entre todos os elos do setor, diversidade de públicos nacionais e internacionais, amadurecimento do mercado interno e relevância no incentivo a novos negócios de café especial. Para nós é uma grande oportunidade", aponta Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora – uma dos idealizadoras da SIC.

(com assessoria de comunicação da Faemg)

Últimas notícias

Comentários