Confira dicas para preparar um chá 'perfeito'

A bebida vai bem à tarde e ainda traz benefícios para a saúde

por Da redação com assessorias 18/05/2018 10:57

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
(foto: Pixabay)
Nem todos sabem, mas a palavra chá, originalmente, representa apenas a bebida obtida pela infusão das folhas da planta Camellia sinensis. Todas as demais bebidas preparadas com ervas e frutas imersas em água quente devem ser chamadas de infusões. Independente da nomenclatura, o chá pode ser uma tradição para alguns e até um "santo remédio" para outros.

"Não é que exista um regra ou horário para o consumo da bebida, mas, por exemplo, o chá preto consumido pela manhã estimula os neurotransmissores cerebrais que ajudam a dar energia. O chá verde após as refeições ajuda na digestão e é diurético. O chá de camomila, à noite, ajuda a acalmar", explica a chef Simone Skorek, da Chá com Alice, de Curitiba (PR).

A especialista lembra que, na hora de preparar um chá, decidir entre infusão (água quente) e decocção (água fervendo) vai interferir diretamente na eficácia da bebida. Por isso, é bom você sempre levar em consideração o ingrediente que está sendo utilizado, já que ele também pode indicar a forma adequada de consumo. "O método por infusão é o mais utilizado para os chás que usam a Camellia sinensis, ou mistura de ervas como melissa, camomila, capim limão, erva doce. Já a decocção é usada quando usamos frutas, cascas e raízes para que saiam todos seus sabores e aromas", explica Simone.

A chef dá dicas para se preparar o chá "perfeito":

Passo 1
Encha um infusor ou um saquinho (uma colher de chá para cada xícara) com o chá ou a infusão de sua escolha. Coloque dentro de um bule, de preferência, de porcelana ou vidro. O metal pode alterar o gosto e as propriedades da bebida.

Passo 2
Esquente a água numa chaleira, sem deixar ferver, chegando no máximo a 85º C (quando as primeiras bolinhas começam a subir).

Passo 3
Jogue a água quente no bule, sempre em movimentos circulares para permitir uma maior entrada de oxigênio.

Passo 4
Deixe a bebida descansar, com uma tampa, para manter os aromas e as propriedades benéficas. Cada bebida pede um tempo diferente de espera, podendo ser de três a sete minutos.

Temperatura da água e tempo de infusão:

  • Chá preto: 95 a 96º C, entre três e cinco minutos

  • Chá verde: 70º C, entre um e três minutos

  • Chá branco: 80º C, entre dois e três minutos

Segundo a especialista, respeitar temperatura e tempo é importante para que as folhas do chá não fiquem queimadas e nem amargas.

Últimas notícias

Comentários