Publicidade

Estado de Minas EVENTO

A historiadora Marcia Nunes, herdeira de Dona Lucinha, lança livro sobre a tradicional Festa do Rosário do Serro

A festa surgiu como possibilidade para o homem negro escravizado expressar sua cultura e celebrar a devoção à Nossa Senhora do Rosário


postado em 06/12/2018 16:15 / atualizado em 06/12/2018 16:15

A chef e historiadora Marcia Nunes, herdeira da famosa Dona Lucinha, escreveu Festa do Rosário do Serro(foto: Ronaldo Dolabella/Encontro)
A chef e historiadora Marcia Nunes, herdeira da famosa Dona Lucinha, escreveu Festa do Rosário do Serro (foto: Ronaldo Dolabella/Encontro)
Contar as coisas bonitas da terra de onde se vêm. Foi com esse intuito que a chef e historiadora Marcia Nunes, herdeira da famosa Dona Lucinha, escreveu Festa do Rosário do Serro. O livro é um registro do evento tricentenário que acontece sempre no primeiro final de semana do mês de julho na cidade, localizada a 230 quilômetros de BH. A festa surgiu como possibilidade para o homem negro escravizado expressar sua cultura e celebrar a devoção à Nossa Senhora do Rosário.

Nascida no Serro – assim como sua mãe – Marcia abraçou esse projeto há quase 30 anos. Nas páginas, ela detalha a mais antiga expressão religiosa e popular mineira. Fala com a intimidade de quem cresceu vivendo a festa e procura encontrar os sentidos dinâmicos do simbólico, do histórico, do econômico e do político. Para completar, as fotos de Miguel Aun registra as vestes, as flautas e violões, flechas e espadas que colorem as ruas de pedra da antiga Vila dos Príncipes há quase 300 anos.

No próximo sábado, 8, a autora lança o livro na Padre Odorico, 38, na Savassi, bem em frente ao seu restaurante. A ideia é trazer a alegria da Festa do Rosário para BH. De 10h às 15h, vários eventos irão movimentar a rua, como show do Grupo Oficina Tambolelê, declamação de cordéis com Paulinho Ferreira e apresentação de grupos de festejo da própria Festa do Rosário. Anote na agenda. Programa imperdível para quem ama as Minas Gerais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade