Publicidade

Estado de Minas GASTRONOMIA

Conheça cinco pratos típicos do Brasil

Eles refletem a cultura de cada região do país


postado em 07/01/2019 09:59 / atualizado em 07/01/2019 10:18

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Todo mundo sabe que a culinária brasileira é extremamente diversificada e marcada pelas diferentes culturas que compõem nosso país. De norte a sul, pratos refletem as tradições passadas de geração em geração.

A diversidade gastronômica do Brasil consta do livro Culinária brasileira, da Editora Alaúde, escrito pela jornalista Roberta Saldanha. Durante cinco anos ela reuniu mais de 170 receitas de diversos profissionais da culinária nacional.

Abaixo, a escritora cita cinco receitas típicas de cada região do país:

Região norte – Baixaria
(foto: Canal Rural/Giro do Boi/Reprodução)
(foto: Canal Rural/Giro do Boi/Reprodução)

Ele é preparado com cuscuz de milho esmigalhado, carne moída bem temperada e molhadinha e, por cima de tudo, uma gema mole de ovo estrelado, salpicado por cebolinha. A receita típica do Acre "é um prato apetitoso, que mata a fome e se come com gula, sem modos. Daí o nome baixaria", segundo a chef Mara Salles, citada na obra.

Rregião nordeste – Arroz de cuxá
(foto: Ministério do Turismo/Divulgação)
(foto: Ministério do Turismo/Divulgação)

Um dos mais antigos pratos da culinária do Maranhão, o arroz de cuxá leva camarão seco, folhas de vinagreira, gergelim torrado e farinha de mandioca pilados até formar um creme, que é acrescido de arroz branco preparado sem tempero e com pouca água. É servido com peixe frito.

Região centro-oeste – Mojica
(foto: Wikimedia/Creative Commons/Reprodução)
(foto: Wikimedia/Creative Commons/Reprodução)

Prato amazonense de tradição indígena, o mojica é feito com carne de siri, caranguejo ou peixe, que é cozida até desmanchar e engrossada com farinha de mandioca. No Mato Grosso, o prato leva o peixe pintado em forma de ensopado, com mandioca, pimentão verde, colorau, azeite e temperos verdes, servido com arroz empapado e sem sal ou com pirão feito com o próprio caldo. No Mato Grosso do Sul, é conhecida como peixada pantaneira.

Região sudeste – Filé à JK
(foto: ClickPB/Reprodução)
(foto: ClickPB/Reprodução)

Filé-mignon à milanesa, recheado com queijo e presunto, acompanhado de arroz com ervilhas e ovos, batata e banana fritas. Reza a lenda que o prato foi criado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek em uma de suas inúmeras visitas a Minas Gerais, sua terra natal (ele ansceu em Diamantina).

Região sul – Xixo
(foto: TV Bandeirantes/Reprodução)
(foto: TV Bandeirantes/Reprodução)

Apesar do nome estranho, esta receita nada mais é do que espetinhos de madeira que intercalam carnes temperadas (de boi, porco ou frango) com tomate, cebola e pimentão verde, que são assados na brasa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade