Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Nível de cálcio nos vegetais é obtido pela adubação, sabia?

Nutriente é essencial para a saúde dos ossos


postado em 08/04/2019 10:26 / atualizado em 08/04/2019 10:29

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Todo mundo sabe que o leite é uma das principais fontes de cálcio, representando cerca de 70% da ingestão necessária desse nutriente entre os adultos. Um copo de iogurte natural, por exemplo, possui, em média, 450 mg de cálcio. Porém, muitas pessoas esquecem que é possível obter esse mineral em vegetais como brócolis, espinafre, couve, quiabo, gergelim, soja, linhaça e grão de bico.

Mas para que frutas, verduras e grãos possam fornecer o nutriente essencial para a saúde dos ossos, ajudando a evitar a temida osteoporose, é preciso apelar para os fertilizantes. Segundo o engenheiro agrônomo Luiz Roberto Guimarães Guilherme, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), é preciso garantir que tenhamos sempre alimentos nutritivos e de qualidade. "Cada vez mais a Ciência mostra que, em grande parte das populações, a quantidade de alimentos já não é uma grande barreira, porém, a qualidade da dieta é um problema sério", comenta o especialista.

A adubação com o cálcio é realizada por meio da técnica denominada calagem, ou seja, aplicação de calcário, que é empregado na agricultura para corrigir a acidez do solo. Na prática, a presença do cálcio auxilia na firmeza e na maturidade dos frutos. "A carência de cálcio está associada ao amolecimento precoce, que leva ao apodrecimento rápido dos frutos. O cálcio desacelera o processo de amadurecimento, favorecendo a manutenção de um produto saudável por mais tempo", explica o engenheiro agrônomo e florestal Valter Casarin, coordenador científico da iniciativa Nutrientes para a Vida.

De acordo com o engenheiro, os fertilizantes e os corretivos de solo contendo cálcio trabalham juntos para garantir que os vegetais tenham a quantidade necessária do nutriente para manutenção da saúde humana. Vale lembrar que a deficiência de cálcio na alimentação pode acarretar na fragilidade dos ossos, levando até à osteoporose, que aumenta as chances de queda e fraturas graves.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendam que mulheres de 19 a 50 anos e homens de 19 a 70 consumam uma dose diária de mil miligramas de cálcio. Já para as mulheres acima de 50 anos e homens com mais de 70, a quantidade se eleva para 1,2 mil mg/dia.

Apesar de existirem suplementos que prometem manter o nível adequado do nutriente, o ideal é investir numa alimentação balanceada e nutritiva, rica em cálcio. A suplementação deve ocorrer em casos específicos nos quais a pessoa não consegue ingerir a parcela necessária para garantir qualidade de vida e a saúde dos ossos. Além disso, a exposição aos raios solares nos períodos adequados do dia (antes das 9h e depois das 16h) ajuda na incorporação da substãncia pelos ossos, graças à produção da vitamina D.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade