Publicidade

Estado de Minas FRIO

Quatro dicas para não comer muito durante o inverno

Nutricionista diz que, apesar das tentações, é possível evitar a compulsão alimentar durante a estação fria


postado em 13/06/2019 23:32

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Além de ser a estação mais fria do ano, o inverno, que, este ano, começa no dia 21 de junho, também é uma época conhecida por provocar aumento no apetite. Segundo especialistas, sentimos mais fome quando as temperaturas estão mais baixas porque faz o corpo se aquecer e, com isso, nossos músculos ficam mais relaxados, trazendo sensação de bem-estar.

Outro fator que influencia o apetite durante o inverno, sobretudo no Brasil, são os quitutes juninos. Afinal, é difícil resistir às canjicas, caldos, paçocas, milho cozido e outras comidas típicas dessa época do ano.

Por isso, é preciso ter cuidado para não comer exageradamente durante o período de frio, correndo o risco de ganhar peso e aumentar os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes, entre outros problemas de saúde.

"O frio não pode ser visto como um gatilho que nos faz comer de forma exagerada e impede de emagrecer, ou, até mesmo, faz engordar. Mesmo que seja mais difícil comer uma salada, por exemplo, existem outras opções de alimentos que irão proporcionar energia, aquecer o corpo, sem ganhar quilos indesejados", explica a nutricionista Gladia Bernardi, especialista em obesidade e autora do livro Código Secreto do Emagrecimento. "Podemos, sim, comer alimentos calóricos de vez em quando, o que não podemos é comer em excesso e a todo momento, ou seja, de forma compulsiva", completa.

Sendo assim, Gladia Bernardi dá quatro dicas fundamentais para não exagerar na comida durante o inverno. Confira:

Evite o chocolate quente

Segundo a nutricionista, os chás são uma boa pedida para não se esbaldar nas bebidas quentes e calóricas, como o chocolate solúvel, pois, dependendo da base e da preparação, fazem bem para o organismo. Uma dica importante, ainda de acordo com ela, é não adoçar os chás com açúcar, mas sim com mel ou um pouco de adoçante. Assim, você praticamente não estará ingerindo calorias, afirma Gladia Bernardi.

Cuidado com o jantar

Durante o inverno, os jantares com pratos calóricos e acompanhados de cerveja ou vinho são bastante comuns, principalmente fora de casa, conforme lembra a especialista. Por isso, segundo ela, é importante dar uma maneirada, sobretudo, nos happy hours.

“Ninguém precisa deixar de socializar, mas é preciso aprender a encontrar e interagir com os amigos ou colegas, mas o foco deve ser o encontro, o bate-papo, e não o que será consumido", sugere Gladia Bernardi. "O ideal é equilibrar o consumo. Por exemplo, se vou consumir bebidas alcoólicas, dispenso a sobremesa, e vice-versa”, completa.

Atenção às guloseimas típicas

Com a grande quantidade de festas juninas acontecendo, pode ficar complicado evitar as comidas e bebidas tradicionais nesse tipo de comemoração. Deste modo, a nutricionista pede, novamente, foco no equilíbrio, dizendo que, em vez de comer um pouco de cada comida junina, é prudente escolher apenas uma opção de salgado e uma de doce.

Não relaxe com a alimentação e com as atividades físicas durante as viagens

O inverno também coincide com as férias de julho, quando muitas pessoas escolhem viajar. Se esse é o seu caso, não deixe de manter sua rotina alimentar, mesmo que a viagem seja regada a fondues, por exemplo.

"Se em um dia exagerei no fondue e no chocolate quente, no outro tento me alimentar de forma mais regrada. Fazer caminhadas e trilhas, muito comuns nos destinos típicos do inverno, também é uma opção para aumentar o gasto calórico e driblar a ansiedade, por meio do contato com a natureza", finaliza Gladia Bernardi.

* Com Ortolani Comunicação

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade