Publicidade

Estado de Minas CERVEJA

Empresa mineira lança cerveja sem glúten

A estreia da Rainha da Noite será no próximo dia 19, em um evento em Nova Lima


postado em 09/09/2019 16:02 / atualizado em 12/09/2019 14:42

O mestre cervejeiro Mozart Dias testou 160 receitas antes de chegar no resultado desejado.(foto: Divulgação/Rainha da Noite.)
O mestre cervejeiro Mozart Dias testou 160 receitas antes de chegar no resultado desejado. (foto: Divulgação/Rainha da Noite.)
Seja em um churrasco, jantar ou uma festa, a cerveja é uma das bebidas que mais harmoniza com a vida dos brasileiros. Uma pesquisa da empresa de bebidas japonesa Kirin apontou que o Brasil tem um consumo anual de 60,4 litros de cerveja por pessoa. Mas a receita clássica de cevada, lúpulo e água pode causar várias complicações em quem sofre de intolerância ao glúten, como dores abdominais, diarreia e ânsia de vômito.


Mozart Nogueira é um mestre cervejeiro que começou a produzir as suas geladas em 2006. Depois de passar 18 anos sofrendo com vários tipos de sintomas diferentes, ele descobriu que era portador da doença celíaca e teve de cortar o glúten da sua dieta. Mas a paixão pelo lúpulo continuou mesmo após a descoberta. Foram oito anos de pesquisa até Mozart encontrar a receita ideal para a sua cerveja sem glúten. Já a ideia de criar uma marca veio depois da visita de um amigo. "Há um ano e meio, o Júlio veio conhecer o meu filho recém-nascido e eu ofereci uma cerveja. Ele, que também não come glúten, ficou apaixonado e me encorajou a produzir uma leva", conta.

Nascia assim a Rainha da Noite, da parceria dos amigos Mozart Dias e Júlio Martins. "O nome da marca veio de uma obra do Mozart. Ele escreveu a ópera Flauta Mágica junto com um amigo (Emanuel Schikaneder), e nela tem um trecho chamado Rainha da Noite", diz o mestre cervejeiro. O segredo do rótulo está no processo de produção da cerveja, que combina uma generosa carta de lúpulos com um processo industrial de malteação dos grãos naturalmente sem glúten, feito a altas temperaturas. 

O lançamento da Rainha da Noite será em Nova Lima, no dia 19 de setembro. Além da Maria Antonieta, uma brut ipa engarrafada que é o carro chefe do rótulo, o público também será apresentado à Rainha de Sabá, uma american amber ale que entrará em circulação depois de 40 dias do lançamento. As cervejas serão vendidas em unidades ou através de planos mensais no site www.rainhadanoite.com.br.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade