Publicidade

Estado de Minas GASTRONOMIA

Semana do Conhecimento Mineiro discute o cenário atual e o futuro da gastronomia de MG

Até o dia 22 de agosto, palestras, mesas de conversas e aulas-shows com chefs e outros profissionais podem ser acompanhadas no YouTube do Fartura


postado em 17/08/2021 13:33 / atualizado em 17/08/2021 13:33

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
Ora o Mercado Central, ora o Mercado Velho. Foram esses os cenários escolhidos para acontecer a Semana do Conhecimento do Mineiro do Projeto Fartura - Comidas do Brasil. Com 16 atrações totalmente virtuais, o evento conta com palestras, mesas de conversas e aulas-shows com profissionais renomados de diversas áreas para discutir o cenário atual e novas perspectivas na gastronomia mineira. A programação é 100% gratuita e pode ser acompanhada no YouTube do Fartura até o dia 22 de agosto.

Nas palestras, a chef, historiadora e empresária que cuida do legado de Dona Lucinha, Márcia Nunes, apresenta "O impacto feminino no modo de fazer e a importância da mulher na gastronomia". Já Rafael Quick, da Cervejaria Vilela, é convidado a falar sobre o renascimento dos mercados mineiros, enquanto o chef e proprietário do restaurante Xapuri, Flávio Trombino, apresenta a palestra "Minas se encontra em BH". O processo de candidatura de BH ao título de Cidade Criativa da Unesco é apresentado ao público por Ana Gabriela Baeta (Belotur). Além disso, a chef-proprietária do restaurante Capim Santo e curadora do Fartura, Morena Leite, fala sobre como preservar as tradições locais nos grandes centros.

Os debates trazem múltiplos pontos de vista sobre os assuntos propostos. Bernardo Garcia (restaurante Bení) e Kelma Zenaide (restaurante Kitutu Gourmet) debatem "Mulheres, negros e LGBTQI+" na gastronomia. Para o tema "Mercado Central: um retrato da gastronomia mineira", os convidados são a jornalista Lorena Martins e Raí Amorim (A Tradicional Limonada). Já o chef Caio Soter (O Jardim) e Adriano Vilhena (Senac) discutem "Quais são as facetas da gastronomia mineira?".

Dentre os temas também estão "Os impactos do Covid-19 na produção artesanal", com os convidados Felipe Brazza (Café das Amoras) e Raquel Brandão (Du Pain), "Utilização de PANCs na alimentação", com Lucas Mourão (Slow Food BH) e o curador botânico do Inhotim, Juliano Borin. Para finalizar, a turismóloga Mariana Simião, o diretor superintendente do Mercado Central, Luiz Carlos Braga, e o diretor de políticas de turismo e inovação da Belotur, Marcos Boffa, falam sobre "Cidade Criativa da Unesco - Quais são os próximos passos para que a cidade se fortaleça como destino gastronômico".

A programação também conta com aulas-shows, em que chefs de cozinha preparam receitas deliciosas e o público pode conferir o passo a passo e reproduzir os preparos. Entre os convidados estão Ivo Faria, Caetano Sobrinho, Henrique Gilberto, e Valdelicia Coimbra.  Porque conversar é bom, mas conversar com comida gostosa é melhor ainda. Prepare-se uma semana deliciosa, digna da cozinha mineira.  

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade