Publicidade

Estado de Minas ESTÉTICA

Existem dois tipos de olheiras, sabia?

Problema estético pode afetar a autoestima


postado em 18/09/2018 08:41 / atualizado em 18/09/2018 08:49

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

As olheiras que surgem abaixo dos olhos não representam apenas noites mal dormidas. Elas podem ser causadas por problemas de saúde e até por questões genéticas. Segundo a dermatologista Teresa Noviello, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a olheira não é considerada uma doença, no entanto, dependendo do seu grau, pode afetar a autoestima e o convívio social do indivíduo.

"Como a aparência é o nosso cartão de visitas, as olheiras podem transmitir um ar cansado. Por isso, seu tratamento é fundamental para evitar problemas com a autoestima", comenta a médica. Para dar início ao tratamento, é preciso identificar o tipo da olheira, que pode ser vascularizada ou pigmentar. A coloração é determinante para definir a causa e o tratamento ideal, conforme a especialista.

As olheiras vascularizadas costumam apresentar uma cor arroxeada e são causadas pelo acúmulo de vasinhos ou má circulação na região logo abaixo dos olhos. "Esse tipo costuma estar associado ao fator genético e pode aparecer quando dormimos pouco ou mal. Mas problemas de saúde, como os respiratórios, e tabagismo contribuem para a piora do quadro", explica Teresa Noviello. Já as pigmentares costumam apresentar um tom amarronzado e são originadas pelo acúmulo de melanina na região. "As olheiras pigmentares costumam estar associadas às pessoas morenas e a algumas etnias, como árabe e indiana", diz a dermatologista.

Os tratamentos para esse problema estético costumam variar de acordo com o tipo e o grau, por isso a necessidade de fazer uma consulta médica. Quando a olheira é simples, uma solução temporária é usar compressa de água morna e ter um sono de qualidade. Outra boa dica é colocar um algodão molhado com chá de camomila gelado na região afetada. "A camomila é anti-inflamatória e auxilia na melhora do aspecto dos vasinhos. No entanto, seu resultado é temporário, indicado para ser feito antes de uma reunião ou festa, por exemplo", aconselha a especialista.

Alguns cosméticos também são indicados para auxiliar na redução do aspecto das olheiras. Porém, como elas são formadas por pigmentos depositados nas camadas mais profundas da pele, a ação dos cremes é limitada. "Produtos com cafeína ou vitamina K são indicados para ativar a circulação na região. Já os cosméticos à base de vitamina C, arbutin, ácido kójico ou fítico são usados para clarear", diz Noviello.

Em casos mais avançados, o indicado é a realização de tratamentos estéticos. A luz pulsada, que também é utilizada para combater sardas, emite um sinal que gera calor e age nos vasinhos. Já o laser atrai o pigmento do vaso e o destrói. Outra opção é o preenchimento com ácido hialurônico, que diminui a profundidade das olheiras, nos casos de sulco lacrimal profundo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade