Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Confira dicas para o Botox durar mais

Alimentação errada e até 'caretas' afetam a toxina botulínica


postado em 04/10/2018 08:50 / atualizado em 04/10/2018 09:25

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)

Muitas pessoas aderem à aplicação de toxina botulínica (popularmente conhecida como Botox) para amenizar rugas e marcas de expressão, bem como para outros tratamentos, incluindo dentários. Esse é um dos procedimentos mais realizados no Brasil e no mundo.

As rugas periorbitárias, mais conhecidas como pés de galinha, por exemplo, apresentam excelentes resultados com a aplicação de Botox. Entretanto, os efeitos são passageiros e duram, em média, de quatro a seis meses. Portanto, o tratamento precisa ser repetido periodicamente. O que nem todo mundo sabe é que existem algumas medidas que podem ajudar a prolongar os resultados da toxina botulínica.

A oculoplasta (cirurgiã plástica ocular) Tatiana Nahas, da Santa Casa de São Paulo, dá algumas dicas para que os efeitos do Botox durem mais tempo:

Cuidados após a aplicação
"Logo depois da aplicação, lembre-se de não deitar durante pelo menos quatro horas. Outro cuidado fundamental é não colocar a mão ou fazer massagens nos locais da aplicação, o que pode espalhar o produto ou deslocá-lo", orienta a médica. Além disso, é preciso evitar atividades físicas, como corrida, exercícios aeróbicos ou musculação, por até quatro horas após a realização do procedimento. "Lave o rosto com um produto neutro e não aplique ácidos ou substâncias que possam irritar a pele, principalmente produtos que têm álcool na composição".

Cuidado com as "caretas"
Pessoas muito expressivas e aquelas que praticam musculação podem perder o efeito da toxina botulínica mais rápido, devido à excessiva movimentação dos músculos do rosto, alerta a especialista. "Outro cuidado é consultar seu oftalmologista se você anda forçando demais a vista para enxergar, pois esse movimento também pode diminuir o efeito da aplicação", diz Nahas.

Pare de fumar
"O cigarro acelera a perda do colágeno e diminui drasticamente os efeitos da aplicação da toxina botulínica".

Use protetor solar
Com ou sem toxina botulínica, o uso de protetor solar no rosto é indispensável para prevenir o envelhecimento da pele, o surgimento de rugas e manchas no rosto. "Portanto, faça chuva ou faça Sol, aplique seu protetor solar facial todos os dias antes de sair de casa", orienta a oculoplasta.

Alimentação saudável
"Você sabia que o consumo excessivo de açúcar, além de levar ao aumento do peso, também interfere nas rugas? Isso porque ele afeta o funcionamento do colágeno, essencial para uma pele mais firme e saudável", explica Tatiana Nahas. Portanto, mantenha uma dieta saudáve com alimentos ricos em vitaminas A, C e E, além de produtos com gorduras boas, como oleaginosas (castanhas e nozes) e peixes, como sardinha e atum. "Capriche também em alimentos ricos em zinco, como ostras, camarão, carne vermelha e grãos integrais", diz a médica.

"É importante seguir essas recomendações para um bom resultado da aplicação da toxina botulínica. Vale lembrar que repetir as aplicações, de acordo com a orientação do médico, também é interessante, pois na medida em que as rugas dinâmicas são tratadas, há um risco menor de se tornarem estáticas, ou seja, permanentes", afirma a especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade