Publicidade

Estado de Minas PET

Animais atingidos pelo desastre de Brumadinho esperam adoção

Mais de 100 cachorros e gatos estão hospedados temporariamente em fazenda mantida pela Vale


postado em 11/11/2019 16:58 / atualizado em 11/11/2019 17:26

Os adultos já estão vermifugados, castrados e vacinados, esperando apenas a adoção(foto: Fazenda Abrigo de Fauna/Divulgação)
Os adultos já estão vermifugados, castrados e vacinados, esperando apenas a adoção (foto: Fazenda Abrigo de Fauna/Divulgação)
Os mais de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração que desceram da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho, há quase dez meses, não atingiram só pessoas e a natureza. Animais domésticos também morreram ou ficaram sem seus tutores e lares. Mais de uma centena desses bichinhos que sobreviveram convivem numa propriedade, na cidade mineira, esperando adoção.


A Fazenda Abrigo de Fauna é uma das estruturas criadas pela Vale para resgatar e cuidar dos animais que foram afetados pelo rompimento da barragem. Dentro dela, bois, porcos, galinhas, gatos e cachorros dividem os sete hectares do espaço em harmonia. "Três dias depois do acidente, a Vale já estava fazendo as reformas necessárias na estrutura para abrigar os animais resgatados", conta Pedro Damas, médico veterinário e coordenador da fazenda.

> Leia mais: Capitão do Corpo de Bombeiros lança livro sobre a tragédia de Mariana

Ao todo, foram resgatados cerca de 300 cães e 80 gatos nas áreas afetadas pelo rompimento da barragem. Desses, 44 já voltaram para os seus tutotes e muitos outros foram adotados. Diariamente, os animais saudáveis saem do canil para passear pelos arredores. "Temos uma escala montada cuidadosamente para que todos possam caminhar durante o dia".

A cadelinha Jude com o pequeno Lucas(foto: Arquivo pessoal)
A cadelinha Jude com o pequeno Lucas (foto: Arquivo pessoal)
A Jude é uma das cachorrinhas que encontrou um novo lar. Mas ela é muito mais do que apenas um membro da família, a simpática cadelinha também é uma lição de vida: "Adotei meu filho quando ele tinha dois anos. Eu queria que ele tivesse uma experiência parecida com isso, de ser responsável e amar alguém que foi escolhido", diz Giovanna Agostini, mãe do pequeno Lucas. Agora com nove anos, ele já estava doido para ter um cão em casa, mas Giovanna e o marido, pai do garoto, disseram a ele que só concordariam em adotar o animal se Lucas prometesse manter boas notas na escola, continuasse ajudando com as tarefas de casa e ficasse responsável pelo pet.

Dito e feito! Jude foi para o seu novo lar no final de agosto. Porém, os primeiros dias de adaptação foram bem complicados para a cachorrinha. Ela vivia com medo, passando grande parte do seu tempo debaixo dos móveis. "Depois de uns dois assim, eu sentei perto de onde ela estava escondida. Fiquei um tempão conversando, esperando com calma até ela sair", lembra Giovanna. Hoje, Jude já mostrou a que veio. Muito brincalhona, ela vive fazendo companhia para os seus novos tutores, os seguindo por toda parte.

Com mais de 100 cachorros e quase 20 gatos disponíveis para a adoção, a Fazenda Abrigo de Fauna é aberta ao público aos sábados. As visitas acontecem das 8h às 18h e devem ser agendadas pelo telefone 0800-031-0831.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade