Publicidade

Estado de Minas CIDADANIA

Novo aplicativo permite acompanhar congressista

Qualquer pessoa pode baixar o Poder do Voto


postado em 12/02/2019 17:39 / atualizado em 12/02/2019 17:37

(foto: Google Play/Reprodução)
(foto: Google Play/Reprodução)

Acaba de ser lançado nesta terça, dia 12 de fevereiro, o aplicativo Poder do Voto, disponível gratuitamente para celulares com Android e iOS, que permite ao cidadão brasileiro acompanhar as discussões no Congresso dos projetos de lei em pauta e conhecer a opinião de diferentes entidades sobre determinada matéria.

O usuário pode seguir, no aplicativo, até três senadores e um deputado, e saber como votaram. Também é possível comentar favoravelmente ou de forma contrária a determinado projeto de lei.

Segundo Mario Mello, fundador do Poder do Voto, instituição sem fins lucrativos criada em 2017, em conversa com a Agência Brasil, ao se cadastrar no aplicativo, o usuário recebe alertas de leis relevantes antes de a matéria ser votada em plenário. "Você coloca a sua opinião e o parlamentar receberá um relatório de quantos são contra ou a favor", afirma Mello.

O ativista diz que as opiniões dos usuários são enviadas para os emails dos parlamentares. "O aplicativo tenta resolver três problemas: amnésia política, acompanhamento do parlamentar e responder à pergunta: ele representa ou não me representa?".

O objetivo do novo app, conforme Mario Mello, é fortalecer a cidadania. "É um instrumento de participação e cobrança, e o binóculo representa esse marco: transparência e aproximação com a atividade parlamentar".

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade