Com cerca de 70% da frota composta por modelos compactos, o mercado brasileiro de automóveis começa a se diversificar. Nesse cenário, surgem os chamados veículos de família, que além de oferecer segurança, conforto e comodidade, transportam mais passageiros, bagagens e equipamentos, como carrinhos de bebê, brinquedos e até bichinhos de estimação. Selecionamos algumas opções em versões nacionais e importadas de monovolumes, minivans, utilitários esportivos e SUVs, com preços que variam de R$ 50 mil a R$ 350 mil, para quem procura mais espaço.
Uma das mais recentes novidades é o Freemont, crossover da Fiat, lançado há dois meses. Com motor 2.4, 16v, possui porta-malas com capacidade de 700 litros – podendo chegar a 2 mil litros com os bancos rebatidos. O modelo tem duas versões: Emotion, de cinco lugares e preço médio de R$ 83 mil, e Precision, com sete lugares e custo de R$ 87 mil. Em sua segunda fileira, o Freemont tem bancos bipartidos, ajustáveis em distância, rebatidos e com inclinação individual do encosto, além de isofix para fixação de cadeiras infantis e elevação de assento para crianças. “É um carro completo, que chegou para atender a toda a família”, diz Shelber Morato, gerente de vendas da concessionária Tecar.
O empresário Sérgio Luis, com a esposa Érika Gualberto e os filhos: “Escolhi o Grand Livina da Nissan porque é um carro muito versátil” |
Os monovolumes Livina e Grand Livina chegaram nas versões flex 1.6 SL, 16v, cinco lugares e câmbio manual, com preço de R$ 55 mil; e 1.8 SL, 16v, sete lugares, manual ou automática, de R$ 63 mil. Flexibilidade é um dos grandes atrativos desse carro, que possui até 64 possibilidades de configurações internas e espaço para sete, cinco ou dois lugares, comportando bagagem de 127 a 964 litros. A segunda fileira de assentos tem bancos ajustáveis, bipartidos e rebatíveis.
Quando decidiu trocar de carro, o publicitário Sérgio Luís de Castro, pai de dois filhos – um de 4 anos e outro de 2 meses – analisou todas as vantagens possíveis, até optar por um Grand Livina. “Fiz um test drive e adorei, porque além de levar todo mundo e muita bagagem, é um carro extremamente versátil”, diz.
Entre as minivans, a chinesa JAC Motors lançou em agosto o J6, em duas versões: a de cinco lugares e a chamada Diamond, com sete. Ambas com motor 2.0 e preço médio de R$ 59 mil. Nas duas configurações, a segunda fileira possui bancos individuais e flexíveis. Já na terceira fileira da Diamond, os assentos podem ser dobrados e retirados. Outro ponto a favor, segundo o gerente comercial da concessionária JAC Motors, Arley Gomes Pereira, é que o carro é completo e sai da fábrica com todos os itens de série.
A minivan Zafira da Chevrolet coleciona admiradores: “Levo todos os parentes e bichos e ainda a utilizo para trabalhar”, diz o empresário Orestes Filho |
A minivan Grand C4 Picasso, da Citroën, foi lançada no Brasil em 2008 com sete lugares, sendo os dois últimos embutidos no porta-malas. Com capacidade de carga entre 208 a 1.951 litros, de acordo com a movimentação dos bancos; o carro sofreu pequenas alterações estéticas em 2011, ganhando novas rodas. Conhecido por sua versatilidade e variedade de dispositivos como mesinhas de suporte e um compartimento refrigerado que serve de geladeira, o C4 é vendido a R$ 93 mil. “É um carro muito adequado ao uso doméstico”, diz Danielle Fernandes, diretora da concessionária Chamonix.
A psicóloga Juliana Maranhão trocou seu Picasso 2.0 pelo modelo atual há dois anos. Com duas filhas, de 3 e 8 anos de idade, ela precisa de muito espaço na hora de sair de casa ou durante as viagens: “Mãe sempre leva uma tralha danada, como bicicleta, brinquedos, e com o C4 posso levar isso e muito mais”.
Já a Zafira, da Chevrolet, única minivan de fabricação nacional, foi lançada em 2001 e reestilizada em 2004. Com motor flex 2.0, possui sete lugares divididos em três fileiras de bancos, sendo a segunda e a terceira compostas por bancos bipartidos, rebatíveis, reclináveis e ajustáveis em distância. O porta-malas tem capacidade de 150 a 1.700 litros, variando de acordo com suas 28 combinações internas. Em suas versões estão os modelos Confort, Expression, Elegance e a top de linha Elite, que custa R$ 75 mil. Há apenas três meses, o empresário da área de turismo Orestes Filho adquiriu uma Zafira, “porque é um carro que atende a toda minha família, que conta ainda com dois cachorrinhos”.
Com a Grand C4 Picasso, a psicóloga Juliana Maranhão resolveu seus problemas: “Levo de uma só vez todas as tralhas que uma mãe faz questão de carregar” |
Com sete lugares há também opções de utilitários esportivos. Para quem deseja investir um pouco mais, uma opção é o XC90 da Volvo, ao custo de R$ 195 mil. A montadora promete trazer novidades em sua versão 2012, como lâmpadas de LED nos faróis traseiros, para-choques, tampa do porta-malas e rodas com detalhes em alumínio, e sistema multimídia. “A vantagem desse carro é que os bancos reversíveis não diminuem o espaço do porta-malas, que comporta 530 litros”, afirma Breno Arruda, diretor comercial do grupo de concessionárias BVL Automotive. O empresário Alexandre Sales optou por um. “Em casa temos duas crianças e duas babás. Precisávamos de um carro que levasse a todos com o máximo de conforto e segurança, e que ao mesmo tempo transportasse andador infantil, carrinho de bebê e bagagem”, diz.
O utilitário esportivo Audi Q7 é um dos modelos família mais caros do mercado brasileiro. Com motor nas versões a diesel ou gasolina, de cinco e sete lugares, desembarcou no Brasil com preços a partir de R$ 320 mil, oito cores diferenciadas para a carroceria, e três opções de revestimento interno. O SUV acomoda confortavelmente sete ocupantes. Com a terceira fileira de bancos rebatíveis, o porta-malas comporta de 775 litros a 2.035, ideal para quem quer espaço, mas não abre mão do luxo. “O espaço traseiro se ajusta conforme a necessidade do proprietário”, diz o superintendente da concessionária Audi Carbel, Miguel Albino.