Publicidade

Estado de Minas

Cozinha de terroir


postado em 20/12/2011 12:25

O Natal está chegando. Os amantes da cozinha já se mobilizam para o grande momento da ceia e de todos os outros encontros à mesa nesta época do ano. Começamos a viajar nos cardápios balanceados, já pensando no dia seguinte, na passagem de ano, no dia de reis, e haja imaginação – e fígado! É a busca de sabores para surpreender e agradar aos mais diversos paladares dos amigos e da família. Mas será que estamos sendo sustentáveis, ou melhor, fiéis às nossas tradições culinárias históricas?

 

Nossa convidada desta edição de Natal, que vai nos apresentar receitas de seu terroir, é uma amiga e gourmet de primeira linha: Kláucia Badaró, que homenageia as regiões de Santa Bárbara, com aquele mel maravilhoso, e de Sabará com a inigualável geleia de jabuticaba. Especialidade de Kláucia é o esmero no preparo de suas mesas, a começar pelos cuidados e mimos na montagem e decoração, destacando o motivo da festa com um toque pessoal. Sua extrema sofisticação ela busca é na criatividade e na simplicidade dos ingredientes e receitas mineiras.

 

As receitas aqui apresentadas fazem parte de um menu preparado para o dia de ação de graças que, de acordo com nossa amiga, “é muito mais que uma data importada dos americanos, é a preparação para o Natal, dia de agradecer pelas conquistas do ano que se vai e de juntar em volta da mesa parentes e amigos queridos. Quer coisa mais mineira? ”, pergunta a chef.

 

O menu escolhido cabe muito bem nas festas de fim de ano e, segundo ela, “teve como inspiração o gosto de domingo na casa da avó, puxando pela memória dos convidados (e minha também) os sabores dos tempos de criança, mas com um toque atual”. E segue descrevendo o cardápio: “Salada de folhas verde-escuro e flores vermelhas em forma de bouquet, sopa de abóbora com maçãs e rapadura, lombo de porco com molho de jabuticaba de Sabará e purê de banana da terra, arroz de forno com franguinho caipira desfiado e banana frita por cima. Como sobremesa, sonhos aerados com calda de baba-de-moça, pudim de leite condensado brullé e uma salada de frutas em forma de flor com mel de Santa Bárbara. Para fechar, cafezinho com madelleines de fubá quentinhas...”

 

Quanta inspiração!

 

Desejo a todos os amigos que compartilharam conosco momentos de sabores e lembranças, que estes se repitam ao longo do próximo ano, cada vez mais mineiros.
Saudações gastronômicas e boas festas!

 

 
 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade