Publicidade

Estado de Minas NEGóCIOS

As melhores de Minas

A revista Encontro e o jornal Estado de Minas firmaram parceria com o Great Place to Work ® GPTW e passam a publicar, a partir do ano que vem, o ranking das Melhores Empresas para se trabalhar no estado. Inscrições estão abertas


postado em 10/06/2013 15:29

Qual a melhor empresa para se trabalhar em Minas? Se há 20 ou 30 anos o salário sempre estava em primeiro lugar, para os jovens da chamada geração Y, e que estão entrando agora no mercado de trabalho, as prioridades mudaram. Os tempos são outros, e o trabalhador moderno está em busca de sua realização pessoal. Valoriza o local de trabalho que lhe permita ter qualidade de vida, horários mais flexíveis, que lhe seja transparente e passe confiança.

Para tentar entender um pouco mais esta nova realidade do mercado de trabalho também em Minas, a Revista Encontro e o jornal O Estado de Minas acabam de fechar parceria com a Great Place to Work ® GPTW e vão publicar, em março de 2014, o ranking das Melhores Empresas para Trabalhar GPTW - Minas. A pesquisa, feita por um dos mais respeitados institutos de pesquisa do planeta e que avalia em mais de 49 países as empresas com melhores práticas para trabalhar, vai analisar a realidade do trabalho em Minas. O objetivo é avaliar as práticas das empresas instaladas no estado e apresentar um guia ao mineiro, mostrando esses locais e suas políticas.

Segundo o presidente da GPTW, Ruy Shiozawa, o mais importante na relação empresa-funcionário é mesmo a confiança. “O que é diferente nas melhores empresas? Existe uma relação de confiança entre as pessoas. O funcionário confia no chefe; o chefe no funcionário; o funcionário confia no colega. Uma pessoa confia na outra”, conta.

Para ele, existem três fatores que corroboram com essa conclusão e é o que a pesquisa irá medir. O primeiro é acreditar naquilo que fazem. “Os funcionários pensam que, trabalhando na empresa, contribuem com a sociedade e fazem bem o trabalho”, explica. Já o segundo item é espírito de equipe. “Eu sei que sempre terei um colega com quem eu posso contar..” Por fim, Shiozawa explica que é fundamental que a relação entre o chefe e seus funcionários seja saudável “Se o funcionário pode dizer o que pensa, de verdade, para o chefe, contribuindo com a empresa, e o chefe realmente ouve, isso é importante”, diz.

Além da lista nacional, a pesquisa da GPTW é realizada nos estados. Shiozawa se mostra bastante otimista com esta nova fase em Minas. “Ao longo da pesquisa, as empresas vão melhorando suas performances”, explica. Para participar, as empresas devem entrar no site do instituto www.greatplacetowork.com.br, fazer a inscrição e responder os questionários até o dia 1º de outubro.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade