Publicidade

Estado de Minas DECORAçãO | TECNOLOGIA

A casa na palma da mão

Home theater, aquecimento do piso e até banho. Com a automatização, tudo pode ser controlado por um simples clique, em qualquer ambiente da casa


postado em 07/11/2013 15:20 / atualizado em 07/11/2013 15:33

Com sistema de áudio e vídeo similar aos das salas de cinema, este ambiente recebeu a instalação de equipamentos com tecnologia de ponta. Além da tela fixa no formato CinemaScope e projetor 3D, há integração com sistemas automatizados de iluminação, ar-condicionado, cortinas e câmeras de segurança. Tudo controlado pelo tablet, que pode ser solto ou fixo na parede por um suporte especial (detalhe).(foto: Divulgação)
Com sistema de áudio e vídeo similar aos das salas de cinema, este ambiente recebeu a instalação de equipamentos com tecnologia de ponta. Além da tela fixa no formato CinemaScope e projetor 3D, há integração com sistemas automatizados de iluminação, ar-condicionado, cortinas e câmeras de segurança. Tudo controlado pelo tablet, que pode ser solto ou fixo na parede por um suporte especial (detalhe). (foto: Divulgação)

Operar em automático tudo o que você usa no dia a dia e que exige algum tipo de esforço ou manobra exaustiva é uma facilidade cada vez mais presente nos lares brasileiros. Segundo balanço da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), hoje cerca de 1,8 milhão de residências em todo o país têm potencial para receber a tecnologia e 300 mil casas são de fato automatizadas – um número que cresceu cerca de 30% ao ano nos últimos três anos. O controle dos aparelhos digitais modernos pode ser feito de forma simples e prática por meio de ícones de fácil entendimento. Fixos nas paredes ou, como são mais usados, em aparelhos com tecnologia wireless, como celulares e tablets, basta acionar os comandos por meio de aplicativos fornecidos pela empresa contratada.
 
Entre os itens mais desejados para automação, está o controle na ponta dos dedos dos chamados cenários, que incluem o home theater, o acendimento e a criação de jogo de luzes e o ar-condicionado. Ao mesmo tempo, é possível também programar a abertura ou o fechamento das cortinas, para proteger os móveis e as obras de arte do calor do sol ou permitir a entrada de luz natural. Outra possibilidade é fazer funcionar, com um clique, equipamentos individuais, como a lareira a gás ou o fogão. Já imaginou viajar sem se preocupar com o jardim? Um sistema pode molhar as plantas em horários predeterminados ou ainda ter a irrigação acionada por sensor de umidade, que libera a água só quando o solo está seco.

A automação desta casa conta com diversos itens. No espaço de lazer, a piscina tem iluminação, cascata, bombas de limpeza e temperatura controladas a distância. Há também o controle remoto do áudio e vídeo da área.(foto: Divulgação)
A automação desta casa conta com diversos itens. No espaço de lazer, a piscina tem iluminação, cascata, bombas de limpeza e temperatura controladas a distância. Há também o controle remoto do áudio e vídeo da área. (foto: Divulgação)
 
A tecnologia da automação ainda aguça o morador com possibilidades como acionar, do trabalho, a banheira de hidromassagem para, quando chegar em casa, ter o banho prontinho à espera. "A automação ganhou os lares de forma exponencial, mas é verdade que ainda é pouco incorporada na estrutura dos projetos de construção civil e geralmente não é implementada com a edificação da obra. Nesse ponto, muitas construções se mostram atrasadas. Nos carros, por exemplo, já estamos acostumados com essa tecnologia há muitos anos", explica o diretor comercial da Live Automação, Lourenço Roldão. Na Live, entre os serviços mais procurados estão a climatização, iluminação, áudio, vídeo e acionamento de cortinas. "São os que causam mais impacto e criam o que chamamos de cenário. Mas a automação residencial apresenta muito mais conteúdo do que simplesmente ligar e desligar coisas por meio de toques no tablet ou celular. É, em alguns casos, um autogerenciamento da casa e uma nova proposta para o cotidiano mais moderno e prático", diz Roldão.
 
Para ambientes úmidos como banheiros, essa TV fixada atrás de um espelho especial é ideal. Quando ligada, a imagem aparece nitidamente e, quando desligada, o espelho não apresenta vestígio do equipamento. O sistema de áudio também é fixado e vedado na parte de trás.(foto: Divulgação)
Para ambientes úmidos como banheiros, essa TV fixada atrás de um espelho especial é ideal. Quando ligada, a imagem aparece nitidamente e, quando desligada, o espelho não apresenta vestígio do equipamento. O sistema de áudio também é fixado e vedado na parte de trás. (foto: Divulgação)
 
 
Essa praticidade também ajuda em tarefas trabalhosas como abrir ou fechar um teto solar. E tem ainda aquelas que só são possíveis por meio da automação, como aquecer um piso. As atividades ligadas à segurança do lar, como o monitoramento por câmeras e a abertura das portas mediante senha ou biometria, estão entre as prioridades de quem deseja esse tipo de serviço. As imagens podem ser acompanhadas a distância, checadas por celular em tempo real.

E a automação não para por aí. Ainda é possível cuidar a distância da água da piscina, controlando torneiras e temperatura; bem como gerenciar funções da geladeira, com avisos sobre lista de compras ou produtos que estão com a data de validade vencida. Algumas empresas oferecem até a possibilidade de aspiração central, que consiste em pontos de sucção para aspirar o pó instalados nos cômodos, interligados por uma rede interna de tubos. 

Com um sistema inteligente, a automação também poupa energia elétrica em casa. Isso acontece porque, diferentemente do tradicional sensor de presença, o sensor de ocupação verifica se há uso constante em determinado ambiente, por exemplo, em uma sauna. Se ninguém estiver ali, ela opera em stand by. O investimento para ter toda a casa na palma da mão e num clique pode custar entre 5% e 10% do valor total do imóvel. "Muitas pessoas contratam o serviço a fim de obter maior praticidade, mas vejo que a maioria dos clientes quer por hobby, por gostar de tecnologia e para momentos de lazer e descontração", diz Lourenço.

Na área da lazer, a jacuzzi tem sistema automatizado de iluminação e aquecimento. A imagem é feita por tela de dupla projeção com película especial no vidro e sonorização ambiente.(foto: Divulgação)
Na área da lazer, a jacuzzi tem sistema automatizado de iluminação e aquecimento. A imagem é feita por tela de dupla projeção com película especial no vidro e sonorização ambiente. (foto: Divulgação)
   
Na Casa Cor deste ano, a Live Automação projetou um home cinema com sistema similar ao que os grandes diretores utilizam para exibir seus filmes para os patrocinadores antes de serem lançados para o público em geral. A utilização de equipamentos altamente especializados, como a tela de 150 polegadas, a tecnologia high-end com nove amplificadores e tratamento acústico profissional, possibilita a notória qualidade de áudio, vídeo e sensorial, superior a de um cinema convencional. Nesse caso, ir ao cinema sem sair de casa pode custar entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade