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Estado de Minas NA MESA | AUGUSTO FRANCO

Gastronomia cosmopolita


postado em 12/12/2013 16:08 / atualizado em 12/12/2013 16:33

(foto: Dênis Medeiros)
(foto: Dênis Medeiros)

Chef há mais de duas décadas, consultor, gastrônomo, professor gourmet e excelente contador de casos, Renato Quintino acaba de lançar seu primeiro livro. O título é sugestivo: A Invasão dos Incas Venusianos. Trata-se de uma ilustração feita pelo próprio autor nos anos 1990, quando ele se dedicava principalmente às artes plásticas. A edição, elaborada ao longo de quase três anos, reúne receitas, – em sua maioria próprias, com “dois ou três” clássicos. Preparos que são a cara do autor. Releituras de criações espanholas, francesas e italianas, com temperos bem brasileiros e técnica contemporânea. O leitor, no entanto, pode ficar tranquilo. Nas 60 páginas, recheadas de fotos, ilustrações e pequenas histórias de cada um dos preparos, não aparecem equipamentos laboratoriais nem ingredientes complicados. As fotos são de Nicolas Lavisolo.

(foto: Arquivo Pessoal)
(foto: Arquivo Pessoal)

Brothers na cozinha

Nada de amigos, companheiros de profissão ou chefs midiáticos. Os chefs Henrique Gilberto, de 26 anos, e Alberto Landgraf, de 33, são brothers. O primeiro comanda a cozinha da Belo!Comidaria, no bairro São Pedro, sucesso de público e crítica com uma cozinha brasileira contemporânea e preços camaradas. Proposta parecida ao Epice, chefiado por Landgraf, em São Paulo. Antes de abrir a própria casa, Gilberto trabalhou no Rio, fez cursos na Europa e venceu o concurso Super Chef, da Rede Globo. Landgraf estudou na Europa e trabalhou com o supermidiático chef inglês Gordon Ramsai, à frente de uma dezena de programas de TV, além da própria rede de restaurantes. A dupla vai fazer um almoço a quatro mãos por módicos R$ 39, com direito a entrada, prato principal e sobremesa, tudo feito com ingredientes do dia. Do jeito que eles gostam. A reunião acontece no dia 13 de dezembro, sexta-feira. Para participar, recomenda-se fazer reserva com antecedência. E chegar para almoçar cedo.

(foto: Eugênio Gurgel)
(foto: Eugênio Gurgel)

Entre umas e outras 1

Drinqueria por definição, apesar do criativo menu de tira-gostos e pratos, o Meet Me at The Yard, no Lourdes, entra dezembro com duas novas linhas de drinques e um novo chef de bar. A casa traz para as festas de fim de ano cinco drinques batizados como Mason Jars e outros cinco no estilo Gandma Cocktails. Os primeiros chegam à mesa em jarrinhas de compotas e trazem insumos do Hemisfério Norte, como amoras e framboesas. Saem a R$ 18. Os segundos, feitos pela ‘vovó’, levam em sua composição chás e aromas do campo, como capim-limão, cana-de-açúcar, limão-capeta e toques inusitados, como beterrabas e inhames. Custam R$ 17 e são servidos em canequinhas esmaltadas. O novo chef de bar da casa, Tiago Santos, substitui o agitado Felipe Brasil, que deixou o negócio para se dedicar a projetos pessoais.

(foto: Dênis Medeiros)
(foto: Dênis Medeiros)

Entre umas e outras 2

Cachaça, vodca, saquê ou tequila, devidamente maceradas com cinco misturas curiosas: morango com tomate-cereja; uva-rubi com rúcula; abacaxi com gengibre; lichia com hortelã e maracujá com salsão. E servidas sobre gelo. Os drinques estão disponíveis por preços na casa dos R$ 17,90 no Apleebee’s, franquia americana especializada em sanduíches e carnes na grelha, que funciona no BH Shopping. De acordo com o gerente da casa em BH, Marcelo Lanes, a expectativa é de que os novos sabores alavanquem as vendas de drinques em 30%, na comparação com dezembro do ano passado. Nos fins de semana, a casa deve vender até 150 copões das bebidas refrescantes por dia. Para quem prefere a versão mais tradicional, são oferecidos oito sabores, a partir de R$ 16,50. Lançadas em 2012, as wine caipirinhas, feitas com vinho branco, ainda continuam no cardápio. São cinco sabores com preços a partir de R$ 16,80.

Mais sandubas na capital

Mais 11 unidades na região metropolitana e outros 200 funcionários até o final de maio. Este é o plano de expansão da rede de sanduíches Bob’s, franquia carioca que abriu sua primeira unidade em Minas em 2004. Atualmente com 24 unidades em funcionamento – 11 lojas e 13 quiosques –, tem em vista o aumento do número de turistas durante a Copa do Mundo de 2014. O desafio será gerenciado pelo trio à frente da marca por aqui, que conta com Fábio Pinhel, consultor de expansão, o master franqueado Mauro Pinhel (pai de Fábio) e o gerente de operações Glaysson Douglas.

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