Publicidade

Estado de Minas VEíCULOS | LANçAMENTO

Porsche lança SUV compacto

Após sucesso de vendas do Cayenne, Porsche lança Macan para atuar no segmento de SUVs compactos. Modelo desembarca no país em maio


postado em 09/01/2014 15:44

O SUV Macan (na foto, durante a apresentação em Los Angeles ao lado da tenista russa Maria Sharapova), tem como alvo principal o mercado norte-americano, mas também será comercializado no Brasil (foto: Divulgação)
O SUV Macan (na foto, durante a apresentação em Los Angeles ao lado da tenista russa Maria Sharapova), tem como alvo principal o mercado norte-americano, mas também será comercializado no Brasil (foto: Divulgação)
 
 
Precavida, mas sempre certeira, a Porsche terminou 2013 acrescentando à sua linha de produtos um SUV (utilitário esportivo) compacto, que entra no segmento logo abaixo do Cayenne, seu SUV grande. Os puristas da marca torcem o nariz para os SUVs. Acham que Porsche é sinônimo de carro superesportivo. Segundo Jerry Seinfeld, comediante norte-americano e colecionador de carros Porsche, que participou do lançamento em Los Angeles, "o único ponto positivo dos SUVs é que eles mantêm a saúde financeira da Porsche". De fato, de cada três Porsches vendidos hoje, dois são Cayenne.
 
Denominado Macan, cuja tradução é "tigre" no idioma falado na Indonésia, ele é voltado principalmente para o mercado norte-americano, onde os SUVs são os preferidos dos consumidores. Por isso mesmo, teve como palco de seu lançamento mundial o Salão de Los Angeles e como embaixadora da marca a musa russa do tênis Maria Sharapova, que sem dúvida fez os holofotes de LA se voltarem para ela, tendo ao lado o Macan.

O projeto Macan foi desenvolvido para ser um SUV compacto com fortes características esportivas, tanto em design como em desempenho, tanto em estradas pavimentadas como em terrenos acidentados. Em muitos aspectos, suas linhas lembram à do ícone da marca, o esportivo 911.  A Porsche considera-o primeiro automóvel esportivo entre os SUVs compactos.

Com plataforma básica e motores da linha V6 da linha Audi, principalmente do Q5, o Macan foi lançado para o mercado europeu em três versões. Comuns a todas elas são a tração integral ativa de série e a transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete velocidades. Os motores que o equipam são de seis cilindros. Já o Macan S Diesel traz o  motor turbo diesel V6 (não ofertado na América do Norte e, com certeza, também não no Brasil) de 3 litros e 258 cv (190 kW), o Macan S Diesel permite aceleração de zero a 100 km/h em 6,3 segundos e consome em média cerca de 15 km/l.

O Macan é produzido na fábrica de Leipzig (Alemanha) e, para torná-lo realidade, a Porsche investiu 500 milhões de euros no projeto, além de ter construído uma linha de produção completa. O plano é produzir cerca de 50 mil unidades do Macan por ano. O preço para o mercado dos Estados Unidos fica entre US$ 49.900 e US$ 72.300. 

O SUV compacto da Porsche deverá ser lançado para o mercado brasileiro em maio, conforme informado pela assessoria de imprensa da Porsche para a América Latina.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade