Publicidade

Estado de Minas COLUNA DE DIREçãO | FáBIO DOYLE

Começo acelerado


postado em 27/02/2014 13:39

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

O ano começou agitado. Depois do Mercedes CLA e do Audi A3 Sedã, a VW lançou o up!, que tem a missão de levar a montadora alemã  de volta à liderança do mercado. Com preço entre R$ 27 mil e R$ 39 mil, a montadora o apresenta como o carro mais seguro, econômico e potente em seu segmento. Ele leva a assinatura do designer brasileiro Marco Antônio Pavone, para quem o segredo desse projeto é a simplicidade.

Carro espião

Em entrevistas no Consumer Electronics Show (CES), maior feira de eletrônica do mundo, em Las Vegas, Jim Farley, comandante global de marketing da Ford, assustou a todos ao declarar que a tecnologia empregada pela empresa tem condições de rastrear, via GPS instalado nos veículos da marca, tudo o que o motorista faz, onde esteve, a qual velocidade percorreu algum trecho, qual percurso utilizou no seu deslocamento, infrações de trânsito cometidas, etc. O executivo, durante um painel de debate sobre privacidade de dados, tentou descrever a quantidade de informações que podem ser recolhidas por uma montadora em relação à conduta de seus clientes ao volante.

Porschemania

O Brasil recuperou, em 2013, o posto de maior importador da Porsche na América Latina. Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram comercializadas 1.036 unidades zero-quilômetro da marca. O número fica abaixo somente das 1.134 unidades vendidas em 2011, último ano antes de as atuais regras de importação entrarem em vigor. Para este ano, que, tudo indica, será fraco em vendas de uma forma geral, a Porsche aposta suas fichas no Macan, um SUV menor que o Cayenne e que será o modelo de entrada da marca, com lançamento para o mercado brasileiro previsto para o primeiro semestre.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

Saindo do forno

A nova geração do Mercedes-Benz Classe C, maior, redesenhada e mais rica em tecnologia que a atual, deverá chegar ao mercado brasileiro no início do segundo semestre. Enquanto isso, a marca faz queima de estoque da atual a preços convidativos, em se tratando de um carro que leva a estrela de três pontas. O Classe C (na nova geração, espera-se) deverá ser o primeiro, ou o segundo, carro a ser produzido pela nova fábrica brasileira em Iracemápolis (SP). Disputa com ele a inauguração da nova linha de montagem o GLA, um SUV (utilitário esportivo) compacto, montado sobre a nova plataforma para carros com tração dianteira da marca.

(foto: Fábio Doyle)
(foto: Fábio Doyle)

Doses homeopáticas e estáticas

O novo Ka, que chega no início do segundo semestre, está sendo apresentado em doses homeopáticas e estáticas. Depois de mostrar como ficará a carroceria da versão hatchback, em evento que contou com a presença de Bill Ford, a montadora arranjou brecha na agenda um dia antes de a VW lançar o compacto up! para mais uma apresentação estática. Foi a vez de revelar como será a carroceria da versão sedã do novo Ka. Ele foi apresentado para a imprensa automotiva no mesmo dia em que era lançado no salão do automóvel de Nova Délhi, Índia, onde se chama Figo.

Olho no futuro

"Carro como símbolo de status já teve seus dias." É esse o título de reportagem publicada em jornal de Stuttgart (Alemanha), sede da Mercedes-Benz na Alemanha. A matéria mostra, por meio de números e estatísticas, o desinteresse cada vez maior dos jovens em dirigir automóveis. É impressionante a queda de 63% no número de carteiras de habilitação emitidas para jovens entre 18 e 25 anos na comparação entre os anos 2000 e 2011 na Alemanha. Caiu de 12.956 para 4.781. Eles preferem usar o transporte público (que lá existe e funciona muito bem) para se locomover e estão mais interessados em ter smartphones de última geração. A indústria automobilística (na Europa) está atenta a essa tendência e investe nos sistemas de car sharing (carros compartilhados). Enquanto isso, aqui no Hemisfério Sul, quando questionados, executivos da indústria automobilística fazem olhar de paisagem. É que por aqui, por enquanto, o carro ainda é sonho da maioria dos jovens. Mas isso já está mudando, e quem enxergar isso com mais rapidez vai estar mais preparado para essa nova e inevitável realidade.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade