Publicidade

Estado de Minas VIDA DIGITAL | ALYSSON LISBOA NEVES

Passeio virtual no museu


postado em 27/02/2014 14:32 / atualizado em 27/02/2014 15:08

Equipe de desenvolvedores no Museu das Minas e do Metal: passeio virtual amplia a experiência do visitante(foto: Samuel Gê)
Equipe de desenvolvedores no Museu das Minas e do Metal: passeio virtual amplia a experiência do visitante (foto: Samuel Gê)
(foto: Geraldo Goulart)
(foto: Geraldo Goulart)

Foram necessárias mil horas de programação e dois anos de projeto para que o aplicativo Media Guide MMM, desenvolvido pela empresa mineira Gaz Games, ficasse pronto. O aplicativo, disponível para iOS e Android, permite um passeio virtual pelo Museu das Minas e do Metal em um ambiente 3D. Ivan Lobato, diretor da empresa responsável pelo desenvolvimento do software, não esconde a empolgação. "Conseguimos produzir o primeiro aplicativo brasileiro 100% modelado em três dimensões." O museu, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, disponibiliza aos visitantes alguns tablets durante a visita pelo local. Ana Gaspar, gestora de comunicação digital do museu, explica que a ideia do aplicativo, em primeiro lugar, é tornar o espaço mais acessível e ampliar a experiência dos visitantes. "Com o aplicativo, é possível que pessoas de outros países conheçam, em detalhes, o acervo e os espaços arquitetônicos do prédio", completa a historiadora. Para baixar o aplicativo, procure por MMM Media Guide na App Store ou no Google Play.

Romuldo Morais Neto (à direita no balcão), trabalha há 40 anos na Prodabel:
Romuldo Morais Neto (à direita no balcão), trabalha há 40 anos na Prodabel: "O ser humano ficava mais perto das coisas, hoje tudo é automatizado" (foto: Acervo Prodabel)

Prodabel completa 40 anos

O primeiro mainframe a operar na Prodabel, há exatos 40 anos, era um IBM 360-25 com 48k de memória. Para se ter uma comparação, o iPhone 5S tem cerca de 25 mil vezes mais memória RAM que o antigo IBM. Quem assistiu de perto à história da evolução dos computadores na Prodabel foi o analista de rede Romuldo Morais Neto. Hoje com 61 anos, o funcionário começou a trabalhar na empresa em 1974. Há 40 anos, na função de perfurador de cartão, o mainframe era usado para processar apenas a folha de pagamento dos funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte e a dívida ativa do IPTU. "Os serviços eram executados um a um, e o volume era incomparavelmente menor", relembra Romuldo. Hoje, a Prodabel já trabalha com transmissão por fibra ótica em dois data centers e é responsável pelo processamento de dados da prefeitura e de todas as suas secretarias.

Novidades da CES 2014

Smartphones com tela curva e telefones que se transformam em tablets foram apenas algumas das novidades da feira Consumer Eletronic Show 2014, realizada em Las Vegas, em janeiro. O evento, considerado o maior do mundo em inovação e tecnologia, confirma a tendência dos ganhos exponenciais na velocidade de processamento dos novos aparelhos. O setor de dispositivos móveis ainda tem muito fôlego para crescer e inovar. Veja alguns destaques:


Ambiente propício para criação e desenvolvimento de projetos inovadores no ambiente digital: troca de experiência com empresas de várias partes do mundo(foto: Gláucia Rodrigues)
Ambiente propício para criação e desenvolvimento de projetos inovadores no ambiente digital: troca de experiência com empresas de várias partes do mundo (foto: Gláucia Rodrigues)

Semente de ideias

Mesas, sala de jogos, espaços para reunião, cozinha e gente de várias partes do mundo. Mexicanos, norte-americanos, uruguaios e brasileiros em uma casa de três andares no Lourdes. O Seed, programa do governo de Minas para aceleração de startups, tem hoje 38 empresas que já trabalham a todo vapor.  A segunda etapa do projeto recebeu 1.435 inscrições de 34 países e 21 estados do Brasil.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade