Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR | CORRIDA

O prazer de correr

Em sua nona edição, a Corrida Encontro Delas/Circuito Molico é sinônimo de saúde e bem-estar. Prepare-se!


postado em 15/04/2014 11:02

Carolina Nunes Pimenta já se prepara para a corrida:
Carolina Nunes Pimenta já se prepara para a corrida: "Busco sempre me superar e não quero mais parar de correr" (foto: Samuel Gê)
Foi dada a largada para a nona edição da Corrida Encontro Delas/Circuito Molico, e mulher antenada não fica de fora. "Fico de olho no período das inscrições para não passar batido. Não perco uma edição", diz a veterinária Carolina Nunes Pimenta, de 29 anos. Entre um paciente e outro, um compromisso e outro, ela faz questão de programar-se para não faltar aos treinos. Com ajuda de um personal trainer, não deixa seu rendimento cair e, além de participar de um grupo de corrida, ela chega a percorrer 50 km por semana. "No começo, era difícil. Agora, busco sempre me superar e não quero mais parar de correr", conta.

O vício pela corrida tem explicação. O esporte libera no organismo a endorfina, conhecida como o hormônio do prazer. Além daquela gostosa sensação de bem-estar, ela é responsável por ativar o bom humor, aumentar a resistência e reforçar o sistema imunológico. "Correr realmente faz bem, não só pela questão estética, mas também pelo lado emocional. Praticar a atividade regularmente melhora a memória e outras funções cognitivas", diz Marcelo de Salles Pimentel, professor de educação física do Minas Tênis Clube, especializado em maratonas.

Cena da oitava edição da corrida, em setembro de 2013: gente bonita e saudável, cenário perfeito e muita animação no Belvedere já são partes do calendário de eventos de BH (foto: Cláudio Cunha)
Cena da oitava edição da corrida, em setembro de 2013: gente bonita e saudável, cenário perfeito e muita animação no Belvedere já são partes do calendário de eventos de BH (foto: Cláudio Cunha)
Se tudo isso não bastasse, o esporte ainda reduz as taxas de colesterol, ajuda no controle da glicemia e da pressão arterial. "Sem dúvida, é uma atividade completa e, mediante alguns cuidados, pode ser praticada por qualquer pessoa", diz o educador físico Alexandre Hermes de Azevedo, especializado em corrida de rua.

A dica é começar bem devagar e nunca se esquecer do alongamento. Depois de avaliação médica, o ideal para os principiantes é caminhar 30 minutos, três vezes por semana, para melhorar o condicionamento físico.

Alimentação balanceada também é fundamental. "A dieta correta pode beneficiar o maratonista, desde que seja rica, predominantemente, em carboidratos (arroz, massas, batatas, mandioca, pães, aveia, quinua, etc.) e em lipídios (óleos e gorduras), e limitada em proteínas (carnes, ovos, leite)", explica a nutricionista Lísia Kiehl, da Nestlé.


Otra dica: na hora do exercício é preciso vestir roupas adequadas, usar um bom par de tênis e ter sempre uma garrafa de água em mãos. No dia 25 de maio, entregue-se ao prazer de praticar essa atividade física. Depois, é só correr para o abraço.

 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade