Na garagem dos irmãos Ivan Resende, músico, de 33 anos, e Fernando Resende, publicitário, de 35 anos, carros comuns são proibidos. Atualmente, o espaço abriga um Ford Mustang GT motor V8 de 240 cv e um Ford Maverick motor V8 de 250 cv de potência. "Desde a adolescência, nosso hobby preferido é turbinar as máquinas para sentir a adrenalina das pistas de corrida", diz Ivan. Paixão que custa caro. Só nos dois carros atuais da dupla já foram investidos cerca de R$ 50 mil em mecânica. A dedicação pelo automobilismo começou cedo, quando Fernando, com apenas 14 anos, e Ivan, então com 12 anos, compraram seu primeiro Dodge Charger R/T 1977 laranja. Na época, o investimento custou a venda de todos os seus jogos eletrônicos e uma longa economia da mesada, mas eles garantem que valeu a pena. "Desde então, não paramos mais. Na sequência vieram um Dodge Magnum 1979, um Dart Cupê 1976, um Chevrolet Opala seis cilindros, entre outros modelos. Todos de alta potência", conta Fernando.
O que os motiva? Ouvir o ronco bravo do motor, sentir o cheiro do pneu queimado no asfalto, ver a fumaça na pista e se deixar levar pela adrenalina que ferve nas veias. Nas competições de arrancada que acontecem toda segunda quinta-feira do mês no autódromo do Mega Space, em Santa Luzia, competidores de todas as idades e com os mais variados modelos de carros se realizam na pista. Para eles, fundamental mesmo é extravasar. Além de ser o ponto de encontro dos amantes da velocidade, o local funciona como válvula de escape. "Temos competidores com mais de 60 anos de idade e outros que acabaram de completar 18. Muitos se esquecem até mesmo de seus problemas de saúde", diz Celso Camargo, responsável pelo marketing da casa. Por lá, é comum ver carros antigos, como um Fiat 147 turbinado, competir com modelos do ano. No final, quem faz o melhor tempo nos 201 metros, com média de dez segundos e velocidade que gira em torno de 180 km/h, vence a disputa. Na última edição do ano, realizada em novembro, o campeão do segundo semestre na categoria Turbo Tração Dianteira (TTD) foi o administrador de empresas Dirceu Barbosa Junior, de 23 anos. O Audi A3, 2.0 TFSI esporte de 300 cv completou o trajeto em 9,6 segundos. Sua inspiração é antiga. "Desde criança assistia às corridas de Fórmula 1 com o meu pai, e meu ídolo sempre foi o Ayrton Senna", diz. Segundo ele, os investimentos no carro já giram em torno de R$ 15 mil.
Com um verdadeiro "haras" na garagem – sua BMW 328i tem motor 2.0 turbo e 360 cv –, o agropecuarista Diogo Matias Duarte, de 23 anos, também não economiza na hora de turbinar a máquina. Chip de potência para melhorar o desempenho, filtro de ar esportivo e rodas especiais foram apenas algumas das alterações feitas e que já lhe custaram R$ 10 mil. "Para mim, correr é um esporte que traz emoção, adrenalina pura. Saio de Pará de Minas, cidade onde moro, só para vir competir na pista", justifica. Mal tirou a carteira de motorista e o técnico em eletrônica Erick Jean Duarte Chang, de 19 anos, já tratou de comprar um carro e turbiná-lo. O Golfe GTI, motor 1.8 turbo, 200 cv, foi modificado para ter seu torque e potência aumentados. Além disso, cerca de R$ 18 mil já foram investidos em rodas, suspensão, iluminação e motor. "Sem dúvida, carros e velocidade me atraem muito, uma paixão que vou levar comigo a vida toda", diz.
Local das disputas: Mega Space
Endereço: av. das Indústrias 3000, Distrito Industrial II, Santa Luzia-MG
Contato: (31) 2102-4800 / www.megaspace.com.br
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COMPORTAMENTO | HOBBY
Pura adrenalina
A paixão por carros e pela velocidade motiva mineiros de todas as idades a investir em veículos turbinados para disputar corridas amadoras circuitos da Grande BH. O esporte é caro e emocionante
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