Publicidade

Estado de Minas BELEZA | CUIDADOS

Elixir para a pele

Águas termais são opções para hidratar e tratar a pele do rosto. O custo é alto, mas especialistas recomendam seu uso


postado em 15/10/2015 13:55 / atualizado em 15/10/2015 14:01

A maquiadora Brena Braz indica a água termal antes do make:
A maquiadora Brena Braz indica a água termal antes do make: "Os efeitos calmante, hidratante e cicatrizante são realmente muito bons" (foto: Paulo Márcio/Encontro)
Limpar a pele do rosto com água é algo corriqueiro. Hidratá-la com apenas algumas borrifadas de água termal ao dia, por outro lado, é um benefício que poucos conhecem. E um luxo que nem todos se arriscam a ter. Extraída das rochas, são os minerais e oligoelementos existentes em sua composição que lhe dão propriedades especiais. Mas será que vale mesmo a pena pagar um preço médio de R$ 50 por um vidro de água?

Especialistas dizem que sim. Isso porque a mistura de elementos como ferro, zinco, selênio e silício é forte aliada nos tratamentos de beleza. O produto supera as águas minerais comuns, e as composições disponíveis no mercado trazem diversos benefícios à pele. "A água termal é reconhecida pela Academia Francesa de Medicina por suas propriedades calmantes e fortalecedoras, que estimulam as defesas naturais da pele", explica a dermatologista Michele Haikal.O produto vem a calhar para aquelas pessoas que estão sempre expostas a ambientes inóspitos, especialmente com ar condicionado ou grande incidência de sol e vento, e que acabam sofrendo com o ressecamento da pele. O uso constante da água termal forma uma película protetora e, além de limpar e hidratar a pele, a acalma. Por isso, o uso é indicado após tratamentos com ácidos e laser, pois auxilia na diminuição do ardor e da vermelhidão.

O relações públicas Phillip Martins usa o produto como opção para aliviar a pele no pós-barba.
O relações públicas Phillip Martins usa o produto como opção para aliviar a pele no pós-barba. "Não abro mão nem mesmo quando viajo" (foto: Roberto Rocha/Encontro)
O relações públicas Phillip Martins, de 27 anos, descobriu o produto para aliviar a pele no pós-barba e hidratá-la diariamente. "Já utilizo a água termal há cerca de cinco anos e não abro mão nem mesmo quando viajo", diz. Outra propriedade é ajudar na cicatrização de espinhas e pequenos machucados. "O produto tem ação anti-inflamatória e antioxidante. Por isso, é indicado em casos de queimaduras solares, irritações e inflamações", diz a dermatologista Ana Rosa Magaldi.

Nos dias mais quentes, o ideal é borrifar a água termal na face para refrescar. A maquiadora Brena Braz, de 34 anos, também a indica para preparar a pele antes de receber a maquiagem. Outro uso do produto é para dissolver os pigmentos. Com isso, tanto a textura quanto as cores da maquiagem são melhorados. "Os efeitos calmante, hidratante e cicatrizante são realmente muito bons", diz Brena.

A dica é ficar atento aos rótulos do produto e utilizá-lo sobre a pele antes de passar o filtro solar, para que este não perca o seu efeito. Lembrando que a água termal é utilizada como aliada nos cuidados com a pele, ou seja, não dispensa o uso do hidratante. Unindo o útil ao agradável, algumas marcas já disponibilizam cremes e loções enriquecidos com água termal.



Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade