GPTW 2018: conheça o ranking das 45 melhores empresas para trabalhar em Minas Gerais

A pesquisa deste ano mostra que o índice de confiança dos colaboradores nas empresas premiadas cresceu em relação ao ano passado. Participação feminina também segue avançando

por Marinella Castro 19/07/2018 14:08

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
(foto: Pixabay)
Um bom ambiente de trabalho pode ser comparado a uma onda que vai crescendo e gerando resultados positivos por onde passa. Começa com a motivação dos funcionários, aparece nos resultados da empresa e ultrapassa os limites corporativos. A boa energia chega às famílias dos colaboradores e contagia também a sociedade. Empresas bem avaliadas por valorizar as pessoas e o clima organizacional costumam produzir um sentimento muito forte em sua equipe: o orgulho em pertencer ao time. Em Minas Gerais, esse sentimento foi campeão entre os itens avaliados na pesquisa Great Place to Work 2018 (GPTW), que há 25 anos investiga o ambiente de trabalho nas organizações. O orgulho dos funcionários das 45 empresas premiadas cresceu em relação ao último ano, atingindo a marca de 89 pontos (alta de 6 pontos em relação ao levantamento anterior). O orgulho é reflexo de dados intangíveis como a credibilidade, o respeito e o reconhecimento da imparcialidade das organizações em seus processos. "Esse dado revela muito sobre a boa convivência no dia a dia do trabalho", comenta Lina Nakata, gerente de conteúdo da GPTW. "As empresas brasileiras têm conseguido uma pontuação no quesito orgulho mais alta que as dos demais países da América Latina." Nas organizações premiadas, mais de 90% dos funcionários consideram seus gestores éticos e honestos; 71% concordam que os pagamentos são adequados; e 63% afirmam que a participação nos resultados é justa.

Houve crescimento de dois pontos no quesito que avalia como a organização divide seus lucros com os funcionários e com a sociedade, medido pelo apoio às comunidades e o envolvimento em projetos sociais. "Esse é um item em que o crescimento de um ponto já é uma conquista bem difícil. A alta alcançada foi surpreendente", avalia Lina Nakata. Os investimentos das empresas no desenvolvimento da equipe também demonstram maior preocupação com as pessoas. Em Minas chama a atenção, ainda, o avanço da participação feminina na liderança das organizações. Na média liderança, a participação das mulheres passou de 35% para 39% no último ano. Já na alta liderança, o percentual é de 22%. "A participação feminina ainda é baixa, mas vem crescendo bastante", afirma Lina Nakata.

A pesquisa foi desenvolvida pela consultoria GPTW em parceria com a Revista Encontro, jornal Estado de Minas, Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e Grupo HEL. Esta edição contou com a participação de 84 empresas e 45 foram premiadas. Os critérios pelos quais as empresas mineiras foram avaliadas são os mesmos aplicados nos 53 países em que o GPTW está presente. A maior parte da nota (dois terços do peso total) vem das respostas confidenciais dadas pelos funcionários. O terço restante vem dos questionários preenchidos pela área de recursos humanos e avaliados pelo GPTW.

Nas páginas a seguir, apresentamos as fichas técnicas de todas as companhias mineiras ranqueadas pelo GPTW – as três primeiras de cada categoria aparecem de acordo com a pontuação conquistada e as demais, em ordem alfabética. As empresas que figuram nas reportagens são aquelas que, depois de selecionadas pelo GPTW, apoiaram a iniciativa de Encontro de divulgar esse projeto.

Confira a lista das 45 premiadas:


30 a 249 funcionários


Sydle
Cartório 1º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Belo Horizonte
Cadence Design Systems do Brasil
Samba Tech
Dito
Pottencial Seguradora
Bwtech
Ramacrisna
Minas Shopping
Ponteio Lar Shopping

250 a 999 funcionários

Laboratório Sabin - MG
Microcity
Instituto Nordeste Cidadania - MG
Take
Max Milhas
Unimed Federação Minas
Banco Inter
Hotmart
Sankhya Gestao de Negocios
Globalbev
Méliuz
Zetra
Banco Olé Consignado
BHS
Avenue Code
Anima Educação
Panificacao Tocantins Ltda
COT - Centro Oncologico Do Triangulo Ltda
Forno de Minas Alimentos S/A
Rede Cidadã

1.000 ou mais funcionários

Banco Mercantil do Brasil S/A
Algar Telecom
Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil Ltda
Brasil Educação S/A
Aperam South America
Martins
Uberlândia Refrescos
Grupo Zema
Unipam
Centro Universitário UniBH
Algar Tech
Bretas
Usina Coruripe
Localiza Rent a Car
3 Corações

Últimas notícias

Comentários