Publicidade

Estado de Minas

Saiba as vantagens do aquecimento solar para piscinas

Além de proporcionar o uso durante todo o ano, o sistema ajuda a economizar


postado em 19/07/2018 16:11

Piscina projetada para condomínio no Vale dos Cristais, em Nova Lima: sistema que transforma a luz do sol em energia garante economia e custo mínimo de manutenção (foto: Paulo Márcio/Encontro)
Piscina projetada para condomínio no Vale dos Cristais, em Nova Lima: sistema que transforma a luz do sol em energia garante economia e custo mínimo de manutenção (foto: Paulo Márcio/Encontro)
Se você pensa que o inverno é a estação em que as piscinas são deixadas de lado e ficam esquecidas nas áreas de lazer de residências e condomínios fechados, está muito enganado. Pelo menos para quem dispõe de sistema de aquecimento solar. Aliás, a procura pela alternativa vem aumentando nos últimos anos, de acordo com representantes do setor. A principal vantagem, segundo adeptos, é o custo quase zero de manutenção, já que o sistema dispensa eletricidade, que é usada em modelos convencionais, como trocadores de calor.

O tenente-coronel Carlos Hamilton da Silva só vê benefícios na escolha, feita há dois anos. "Mesmo nesta época, com clima mais ameno, utilizamos a piscina normalmente. O problema é na hora de sair dela, mas deixamos sempre roupões a postos", brinca o policial, que programa o banho a uma temperatura de aproximadamente 30° C. Ele explica que o sistema é especial para aquecer apenas a piscina e não pode ser usado para os demais ambientes da casa. Ao lado da mulher, a advogada Elizabeth França da Silva, ele lembra que o aquecimento solar garante lazer inclusive à noite. Sua piscina, com capacidade para 30 mil litros, oferece iluminação especial por LED, com nove combinações diferentes, hidromassagem e cascata.

Aquecedor solar feito de polipropileno: tamanho do sistema deve ser planejado de acordo com a capacidade do tanque (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Aquecedor solar feito de polipropileno: tamanho do sistema deve ser planejado de acordo com a capacidade do tanque (foto: Violeta Andrada/Encontro)
O sistema funciona da seguinte maneira: quando as placas atingem determinada temperatura, a bomba é acionada e ocorre a circulação da água da piscina passando pelos coletores, que podem ser instalados no chão ou no telhado da residência. "Ao mesmo tempo que ocorre o aquecimento da água, o sistema faz a filtragem dela, o que gera ainda mais economia e um uso eficiente da bomba", diz Joaquim Ribeiro de Souza, proprietário da Piscinas Planalto, empresa especializada em projetos e construção de piscinas. A programação da temperatura da água é automatizada. "O sistema solar é a melhor escolha. Ele precisa apenas de sol e um dimensionamento correto", afirma o empresário.

"Como temos boa insolação em BH, é possível termos piscina o ano inteiro com temperatura agradável", diz Juliana Tavares, proprietária da Ambiente Piscinas, que também oferece o sistema de aquecimento solar. Juliana ressalta que a placa é diferente das outras usadas para aquecer as torneiras e chuveiros, pois estas, geralmente, são de vidro. "Para as piscinas, são usadas placas feitas de polipropileno. Não quebram", diz. Como é a própria piscina que retém o calor, é recomendável que o morador cubra a área com uma capa térmica quando não estiver usando. Assim, o "tchibum" está garantido, até no inverno.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade