Publicidade

Estado de Minas ENTREVISTA | RUI BRITES

Você sabe qual é a receita da felicidade?

Segundo o sociólogo português Rui Brites, que esteve em Belo Horizonte em agosto, ter amigos, projetos pessoais, dinheiro e experiência de vida é a resposta


postado em 21/09/2018 14:47 / atualizado em 21/09/2018 16:59

(foto: Samuel Gê/Encontro)
(foto: Samuel Gê/Encontro)
Inspiração para a música e poesia, tema sem fim da filosofia e assunto para intermináveis debates entre amigos, a tão sonhada felicidade está tão na moda que quem não se mostra feliz passa a ser indesejado. Assim, alguns países querem conhecer sua Felicidade Interna Bruta, descobrir o PIB da felicidade, como se estivessem atrás de uma fonte de riqueza. Outros financiam institutos da felicidade encarregados de desvendar o sentimento. Para explicar melhor o que pode nos deixar menos ou mais felizes, Encontro conversou com o doutor em sociologia Rui Brites, professor da Universidade de Lisboa. Ele investiga a felicidade dos portugueses desde 2002 e é uma referência em seu país. Brites esteve em Belo Horizonte, onde falou sobre o tema no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), escola que, por sinal, será a primeira a medir o nível de felicidade de seus alunos, seguindo a metodologia portuguesa. Você sabia que esse sentimento que perseguimos pode ser medido em uma escala de zero a dez? Alguns fatores como o trabalho, idade e o interesse pela política influenciam a forma como nos sentimos. Não tenha dúvidas, o dinheiro também. "Não basta querer ser feliz, é preciso poder", diz Brites. Sobre os brasileiros, o pesquisador português afirma que somos um povo alegre, mas possivelmente a quantidade de felicidade que sentimos pode ter sido abalada pela política recente, que trouxe desilusão a muitos. Mas a felicidade também pode ser encontrada em horas despretensiosas, como voltar para casa depois de um longo dia, ou acordar em uma manhã de céu azul. "São as tais pequenas coisas", lembra Brites, que garante se sentir bem feliz quando divide o café da manhã com a mulher, Judite, com quem é casado há 42 anos.

  • Quem é: Rui Brites, 66 anos

  • Origem: Torres Novas, Portugal

  • Formação: Doutor em sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa e professor no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

  • Carreira: Sociólogo e professor universitário há 30 anos, Rui Brites tem uma ampla carreira de investigação científica e desde 2002 é referência nos estudos sobre a felicidade em Portugal. Suas principais áreas de investigação são valores, felicidade e bem-estar subjetivo, classes sociais e educação. Além da Universidade de Lisboa, colabora com instituições de ensino superior como a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Universidade dos Açores e Escola Nacional de Saúde Pública. Foi também coordenador do Centro de Informação sobre a Droga e a Toxicodependência/CIDT, do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência. Atuou ainda como técnico de Recursos Humanos, dirigindo o setor da Caixa Geral de Depósitos, banco português.

Como nasceu o seu interesse pela felicidade alheia?
Ainda na adolescência, li o livro A conquista da felicidade, do inglês Bertrand Russell. Esse livro mudou meu modo de ver a vida.  Aprendi a relativizar e dar valor ao que é essencial. Desde então a felicidade passou a ser uma busca para mim. Em 2002, conduzi meu primeiro estudo  sobre a felicidade, no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), do Instituto Universitário de Lisboa. A cada dois anos esses dados são renovados. Já minha tese de doutorado, Valores e felicidade no século XXI, é um retrato sociológico dos portugueses. Avalio a felicidade sob esse ponto de vista específico. É importante dizer que não estudo aspectos psicológicos, que cabem aos psicólogos.

(foto: Samuel Gê/Encontro)
(foto: Samuel Gê/Encontro)
Podemos dizer que ser feliz é uma decisão individual, escolha de cada um?
Não basta querer ser feliz, é preciso poder. Há alguns mecanismos essenciais de bem-estar que nos permitem acionar maior ou menor felicidade. Ter um projeto de vida possível e se dedicar a ele é uma das variáveis importantes da felicidade. O interesse pela política nos faz sentir mais ativos e o trabalho também é fundamental, porque nos dá a oportunidade de tomar nossa vida nas mãos. Por outro lado, o desemprego é um fator que pode levar a um sentimento de menor felicidade e até mesmo a um aumento do suicídio.

O brasileiro, então, enfrenta um momento complicado para a sua felicidade, haja vista que os índices de desemprego ainda são altos...
Naturalmente, o aumento do desemprego afeta as variáveis que definem a felicidade. Outro ponto é que a política também exerce a sua influência. Como as expectativas dos brasileiros com a política eram muito altas, a desilusão que sentem agora com todas as mudanças que ocorreram nesse cenário também é grande, e isso pode afetar a felicidade. As pessoas desiludidas tendem a ver mais o lado ruim das coisas, é como um casal que se zanga e se desilude com o casamento.

A felicidade dos portugueses está crescendo?
Neste momento em Portugal, pela primeira vez desde 2002, registramos um aumento do nível de felicidade do português, que passou de 6,5 para 7, em uma escala de zero a dez. A melhora das expectativas com a política e a economia do país teve sua influência no resultado. Mas de um modo geral, a felicidade portuguesa é moderada. Somos os menos felizes da Europa, na frente apenas dos búlgaros. Os campeões são os dinamarqueses. Quando se pergunta para um português como ele vai, uma resposta comum é o "vai-se levando" (risos). Vários fatores justificam essa resposta. Um deles é a herança religiosa. É como se não pudéssemos mostrar abertamente nossa felicidade para não ofender ao outro, que pode não estar tão feliz. Existe um modo de ser do português. Outro ponto: quando nos mobilizamos nos sentimos bem, Portugal tem o nível de cidadania mais baixo da Europa, mas é um país que tem boas conexões e solidariedade entre as pessoas, o que traz felicidade.

E os brasileiros, de modo geral, são felizes?
O  brasileiro é um povo alegre, mas não posso dizer que é feliz porque não tenho dados. O interessante é que desde que cheguei a Belo Horizonte já perguntei a cerca de 200 pessoas que nota dão para a sua felicidade: a maioria respondeu entre 7 e 8.

E o dinheiro, traz ou não felicidade?
Um pobre jamais diria que o dinheiro não traz felicidade. Essa frase provavelmente foi dita por um homem rico. O fato é que o dinheiro não traz mais felicidade, mas a falta dele pode levar à infelicidade. O que os estudos mostram é que o conforto trazido pelo dinheiro é uma variável importante no bem-estar. O dinheiro não compra a felicidade, ele compra coisas que dão satisfação e têm um impacto importante. Não é por acaso que no conjunto de variáveis inventariadas pelo consórcio europeu European Social Survey, responsável pelos estudos europeus da felicidade, o dinheiro está em primeiro lugar.

Como a quantidade de dinheiro impacta o índice?
Não é quantidade de dinheiro que traz mais felicidade, é o conforto com que se vive com o dinheiro que se tem. Há pessoas que mesmo com pouco sentem que vivem bem, outros têm muito e acham que não chega. Mas, veja bem, depois que se atinge o necessário para uma vida confortável, as pessoas não se tornam mais felizes por terem um maior acúmulo de bens. Esse acréscimo traz oscilações pequenas. O pobre também é feliz, pode viver satisfeito.

Há exemplos de países que são pobres e têm uma população que parece satisfeita com a vida...
São duas coisas. Quanto mais cosmopolitas somos, maiores serão nossas expectativas e exigências com a felicidade. Quando temos uma vida sem grandes comparações, mais simples, focada no lugar onde vivemos, nossas expectativas tendem a ser menores. Países muito espiritualizados também têm uma relação diferente com a felicidade.

(foto: Samuel Gê/Encontro)
(foto: Samuel Gê/Encontro)
A religião contribui para as pessoas se sentirem mais satisfeitas com a vida?
Existe um impacto, mas é discreto. Geralmente, a religião faz com que as pessoas tenham maior preocupação com o outro, mas tudo vai depender de como individualmente se vive a religião. Em Portugal, de modo geral, a população que tem uma espiritualidade é ligeiramente mais feliz, quando comparada a regiões menos espiritualizadas.

E as relações que temos uns com os outros, como elas nos ajudam?

Ajudam muito. As conexões, os amigos, a solidariedade são muito relevantes para a felicidade. Em Portugal, por exemplo, no Norte, onde as pessoas são mais próximas, a escala da felicidade é maior. Já no Algarve, onde se tem menos essas conexões, a escala da felicidade é menor.

Sobre a idade, quanto mais velhos somos, maior a felicidade?
Os estudos demonstram que a felicidade tem a curva da letra U. Na infância se é muito feliz. Depois nossa felicidade diminui, é a idade da produção, da família, das preocupações e do trabalho. O nível de felicidade cai até os 55 anos e a partir daí sobe até os 60 anos.  Dizemos que a felicidade tem a fase da ingenuidade, do trabalho e do lazer. A idade do lazer começa quando os filhos saem de casa (risos). Nesta fase, a felicidade dos dinamarqueses, por exemplo, supera a dos jovens.

É verdade que teremos um estudo sobre o tema em Minas?

Sim. Haverá um estudo, em Belo Horizonte, no Cefet-MG. A pesquisadora Liliane Oliveira desenvolveu parte de seu doutorado em Lisboa e será a responsável por desenvolver no Cefet a pesquisa com a mesma metodologia portuguesa, inicialmente investigando a felicidade dos alunos da instituição. A ideia é que seja um estudo constante, realizado com certa periodicidade.

Qual o impacto da tecnologia na forma como nos sentimos?
Eu não diria que a tecnologia faz as pessoas mais ou menos felizes, mas faz as comunidades começarem a ter os mesmos sentimentos, de otimismo ou de pessimismo. Isso porque as  pessoas nas redes sociais tendem a se relacionarem mais com os grupos que pensam como elas. Uma coisa que a tecnologia está fazendo é levar as pessoas a se isolarem. O mundo delas passa a ser o virtual, e o isolamento leva a uma menor felicidade. É o caso dos jogos eletrônicos. Eles, por si só,  não matam ninguém. A questão é essa perda da convivência social, que pode provocar a depressão. Outra questão importante da tecnologia é a eliminação de postos de trabalho. Publiquei um estudo sobre as migrações na Europa de pessoas qualificadas que deixaram o país de origem em busca de oportunidades. Mesmo com o desejo de voltar, os imigrantes conseguem ser mais felizes no exterior. A maioria só voltaria ao seu país se tivesse as mesmas condições de trabalho que conquistou fora.

O senhor é feliz?
Felicidade é uma busca permanente. É desejar o que se pode ter, é lutar pelo sonho. Por isso sou feliz. Sempre sonhei ser professor. Até os 50 anos me dividi entre a sala de aula e o trabalho no banco. Ao me aposentar, pude me dedicar inteiramente à universidade. A sociologia é a minha prática, a minha paixão. Ter uma meta possível e ir em busca desse projeto faz as pessoas felizes.

O escritor mineiro Guimarães Rosa disse que felicidade se acha é em "horinhas de descuido"...
São as tais pequenas coisas... Veja bem, você perguntou se sou feliz. Sou muito satisfeito com minha família, minhas netas. Gosto muito de viajar, de conhecer novas culturas, mas Portugal é o lugar para onde quero voltar, é um país pequenino, muito bom de se viver. Algo que me deixa feliz é estar em casa, tomar o café da manhã com minha mulher, com quem sou casado há 42 anos.

Em uma frase, qual a sua definição para a felicidade?
Para mim uma boa definição da felicidade foi feita por Rousseau (Jean-Jacques Rousseau, filósofo iluminista do século XVIII): "A espécie de felicidade que me interessa não é poder fazer tudo o que me apetece, mas não fazer o que não quero."

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade