Publicidade

Estado de Minas TENDÊNCIA

Opções para usar vidros na decoração

As aplicações envidraçadas são cada vez mais usadas para trazer cor e textura aos espaços


postado em 02/05/2019 10:48 / atualizado em 02/05/2019 11:05

Entrada de luz natural: dispensa o uso excessivo de ar condicionado e de energia elétrica, além de garantir mais versatilidade e integração aos ambientes internos(foto: Uarlen Valério)
Entrada de luz natural: dispensa o uso excessivo de ar condicionado e de energia elétrica, além de garantir mais versatilidade e integração aos ambientes internos (foto: Uarlen Valério)
As principais mostras de arquitetura e decoração mundiais revelam que os vidros decorativos são cada vez mais usados para trazer cor e textura aos ambientes internos, tanto residenciais quanto corporativos. Vidros pintados, refletivos, impressos e com controle solar, são algumas das apostas do mercado. Os acabamentos surpreendem resgatando estilos e conferindo originalidade às peças. Com bordas arredondadas, acabamentos fumê, partes tingidas ou até canelados, vidros e espelhos dão um toque especial à decoração. 

"Sem dúvida, o vidro tem sido a matéria-prima mais versátil do último século e de grande importância tanta na arquitetura interior quanto exterior, com inúmeras possibilidades de performance", diz Pedro Paulo Penido Duque Estrada, diretor da Sumisura. 
Aplicações envidraçadas: podem ser usadas com elegância, inclusive em objetos como mesas, armários, pias de banheiros, entre outros(foto: Violeta Andrada)
Aplicações envidraçadas: podem ser usadas com elegância, inclusive em objetos como mesas, armários, pias de banheiros, entre outros (foto: Violeta Andrada)
Com quatro fabricantes de alta tecnologia no país, o portfólio se tornou extenso, trazendo novas linhas de produção de vidros laminados em chapa e vidros duplos ou insulados. E, como já era de esperar, a tecnologia trouxe uma gama de possibilidades, entre elas vidros privativos que se tornam translúcidos por impulsos elétricos; vidros antibacterianos, indicados para clínicas e hospitais; vidros serigrafados com impressão digital e autolimpante, com revestimento que evita a adesão de poeira. Designers modernos possibilitam o envidraçamento de varandas e sacadas com painéis sofisticados. As chamadas cortinas de vidro não interferem na estética e fachada do edifício ou casa e permitem criar novos ambientes como sala de estar, espaço gourmet, espaço fitness e espaço kids. Sem perfis verticais, a visão externa não é alterada e dessa forma é possível ter abertura total do espaço, o que aumenta a ventilação e a luminosidade, além de possibilitar visão panorâmica. "A integração de sacadas e varandas sempre foi um desafio. 
Quando se trata de cortina de vidro, uma das maiores preocupações é com relação à segurança do guarda-corpo, por isso desenvolvemos uma linha que possibilita o encaixe perfeito das estruturas", diz o diretor comercial Renato Xavier, da Espaço Gold. Outros benefícios são o isolamento acústico e a proteção contra ações climáticas e raios solares.
Versatilidade: vidros podem ser usados tanto em ambientes domésticos quanto corporativos(foto: Uarlen Valério)
Versatilidade: vidros podem ser usados tanto em ambientes domésticos quanto corporativos (foto: Uarlen Valério)
Nos espaços corporativos, a entrada de luz natural dispensa o uso excessivo de ar condicionado e de energia elétrica, além de garantir mais versatilidade e integração aos ambientes internos. "As tendências são cada vez mais voltadas para áreas bem iluminadas naturalmente, utilizando vidros laminados comuns ou de controle solar com baixo espelhamento", diz Daniel Paiva, proprietário da Aludesign. Em locais pequenos, o uso de vidros e espelhos trazem amplitude, proporcionando leveza e sofisticação. Cores sóbrias cedem lugar às placas coloridas, serigrafadas ou com impressão digital. “Existe também uma tendência forte de portas e divisórias envidraçadas no intuito de manter o ambiente corporativo mais clean e participativo.” Segundo ele, os brises –  ripados de alumínio verticais ou horizontais, em cores que imitam o aço e a madeira  têm sido muito utilizados em áreas internas e externas. Seja no ambiente doméstico ou corporativo, as aplicações envidraçadas podem ser usadas com elegância, como armários com porta de correr de vidro, pias de banheiros com bordas jateadas, boxe laminado e mesas de centro de vidro incolor temperado. 

No quesito segurança, os vidros também se destacam. A Bend Glass, indústria especializada na transformação de vidros planos em curvos, temperados, laminados e termoacústicos, aposta no mercado de vidros blindados, feitos com placas de cristais multilaminadas que garantem sua resistência. "Somos a única empresa do estado a certificar esse produto no Ministério da Defesa", diz Luiz Hamilton da Silva, gerente técnico comercial. A empresa também lançou recentemente uma linha de espelhos de cristal que podem ser usados em qualquer ambiente.
As chamadas cortinas de vidro não interferem na estética e fachada do edifício ou casa: além disso, permitem criar novos ambientes como sala de estar, espaço gourmet, espaço fitness e espaço kids(foto: Divulgação)
As chamadas cortinas de vidro não interferem na estética e fachada do edifício ou casa: além disso, permitem criar novos ambientes como sala de estar, espaço gourmet, espaço fitness e espaço kids (foto: Divulgação)
 

Algumas novidades do setor vidreiro 

 

Vidros pintados 

Aplicados em divisórias, mobiliários ou como revestimento de paredes

Refletivos 

Indicados para portas de armários ou tampos de mesa, 
de forma a refletir o espaço e gerar maior sensação de amplitude

Impressos (com textura) 

Usados também em portas de armários ou outras estruturas em cozinhas 
ou banheiros, gerando privacidade por conta de sua superfície texturizada

Extraclear 

Mais transparente do que o vidro comum, que possui um tom esverdeado. 
Ideal para portas, guarda-corpos e prateleiras, entre outras estruturas

De controle solar residencial  

Indicados para locais em que há grande incidência 
de raios solares, como janelas, sacadas e coberturas

Privativos

Tornam-se translúcidos por impulsos elétricos

Antibacterianos

Impedem a proliferação de bactérias

Serigrafados

Com impressão digital

Autolimpantes

Com revestimento especial que evita a adesão de poeira

Blindados

Feitos com placas de cristais multilaminadas que garantem sua resistência 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade