Publicidade

Estado de Minas VOLTA ÀS AULAS

Saiba como evitar que os filhos tenham dificuldades durante o ano letivo

Repensar os erros passados e criar uma rotina saudável de estudos é fundamental, afirma especialista


postado em 15/01/2020 23:28 / atualizado em 15/01/2020 23:49

A estudante Lara Gontijo, do Instituto Coração de Jesus, começou o ano no sufoco, mas conseguiu dar a volta por cima com a ajuda do Serviço de Orientação ao Estudante:
A estudante Lara Gontijo, do Instituto Coração de Jesus, começou o ano no sufoco, mas conseguiu dar a volta por cima com a ajuda do Serviço de Orientação ao Estudante: "Pretendo continuar assim em 2020. Quando você pega o ritmo, fica fácil manter" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
"Este ano vai ser diferente". Conhecer um novo país, aprender uma língua estrangeira, perder alguns quilos. Que atire o primeiro calendário quem nunca fez uma lista de desejos no Ano Novo. Mas o ano começa implacável, com as compras do material escolar e vários compromissos. Contas acumulam, emergências acontecem e quando você vê, já está às vésperas do réveillon de novo e nenhum dos desejos chegou a sair do papel. Se já é difícil para os adultos planejar o ano, imagina para as crianças.

"Organização é essencial", diz a psicopedagoga Ângela Mathylde. Segundo a especialista, o melhor a se fazer é começar a educar os pequenos sobre o tema desde cedo. "Para que meu filho cumpra seus horários no ensino fundamental, ele precisa aprender no ensino infantil a separar o tempo de brincadeira e de estudo." Ela também alerta que esse esforço precisa começar dentro do lar. "A escola ensina matérias. Quem educa são os pais." É necessário ainda envolver os membros da família no planejamento, mostrando para os pequenos que todos os moradores possuem horários demarcados para lazer, trabalho, realização das tarefas da casa e convívio social.

Com sonhos de fazer medicina, a aluna Sabrina Brum, do Coleguium, já tem rotina bem definida. Ela estuda sempre para ficar em dia com a matéria:
Com sonhos de fazer medicina, a aluna Sabrina Brum, do Coleguium, já tem rotina bem definida. Ela estuda sempre para ficar em dia com a matéria: "Quero ser pediatra. Adoro crianças e sei que preciso estudar bastante para passar em uma universidade federal" (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Mas a janela de oportunidade para criar essa rotina não fecha depois que a criança passa dos 6 anos. Até mesmo na adolescência é possível transformar hábitos e definir limites. "Por ser uma época mais difícil da vida, com muitas transformações, é necessário usar o exemplo para educar", diz a psicopedagoga. Sem aquelas palavras de ordem: "porque estou mandando" ou "porque a casa é minha". As regras do lar precisam ser internalizadas e respeitadas por todos os familiares. "Se pais definem que os filhos não devem usar o celular antes de dormir, eles também precisam ter o mesmo comportamento."

Aluna do primeiro ano do colégio Instituto Coração de Jesus, Lara Gontijo, de 16 anos, achou que poderia manter no ensino médio o mesmo ritmo do ensino fundamental. Ledo engano. "O ensino médio tem muito mais matérias. Cheguei a ficar de recuperação em matemática", conta. Ela e outros alunos que começaram o ano com o pé esquerdo foram chamados ao Serviço de Orientação ao Estudante (SOE) da escola. Cada um recebeu instruções sobre como montar seu quadro de horários. "Esperamos que os nossos alunos estudem pelo menos três horas por dia, revendo o conteúdo dado em sala", diz a diretora pedagógica Aparecida Nicolai. Com a visita ao SOE, Lara descobriu que tem mais facilidade para absorver a matéria quando escuta e vê o conteúdo. Agora, ela segue à risca sua rotina de estudos, fazendo mapas mentais e vendo videoaulas no notebook. "Pretendo continuar assim em 2020. Quando você pega o ritmo, fica fácil manter."

Quem tem sonhos definidos precisa aprender a traçar metas desde bem cedo. "Quero ser pediatra. Adoro crianças e sei que preciso estudar bastante para passar em uma universidade federal", diz Sabrina Brum, aluna do primeiro ano do Coleguium Ouro Preto. A jovem de 15 anos estuda todos os dias, revendo o conteúdo dado em casa e fazendo a lição, sem deixar nada para a última hora. "Gosto de fazer as coisas com antecedência pois acho horrível deixar para a última hora." Sabrina começa a fazer os exercícios das matérias que serão cobradas nas provas com pelo menos duas semanas de antecedência, por meio de uma plataforma online usada pelo Coleguium. "O Portal Eleva tem diversas apostilas de questões, capazes de identificar as dificuldades de cada aluno", diz a diretora pedagógica, Alessandra Dias. "Para garantir boas horas de estudo não é necessário tirar a tecnologia, mas conscientizar o uso."

João Lima, do Santo Agostinho, conta que só despertou para os estudos em agosto, depois de uma reunião dos seus pais com a escola:
João Lima, do Santo Agostinho, conta que só despertou para os estudos em agosto, depois de uma reunião dos seus pais com a escola: "Não vale a pena acordar depois de perder seis meses de aula. Este ano vou planejar tudo, para não passar o mesmo susto" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Mas é claro que nem sempre é tarde demais para dar a volta por cima. "No começo do ano, eu não estava preparado para o meu colégio", conta João Lima, de 11 anos, aluno do sexto ano do Santo Agostinho. "Não fazia para casa, conversava em sala de aula..." A mudança veio em agosto, depois que João se deparou com uma nota ruim na prova de matemática. O resultado: seus pais foram chamados para uma reunião com a escola. Nesse momento, João temeu que a solução para o problema fosse a subtração das horas dedicadas aos treinos do time de futsal e aos ensaios de bateria. Só que a diretora pedagógica, Fabiana Silveira, tinha outros planos. "A família achava que ele tinha de abrir mão de uma destas atividades", diz. "Mas não acreditamos em diminuir o tempo de lazer do aluno e, sim, em criar uma rotina saudável de estudos." Mudando alguns fatores da equação, a escola conseguiu fazer de João um exemplo. O aluno passou a aproveitar melhor o tempo passado dentro do colégio, prestando mais atenção nas aulas, tirando dúvidas nas monitorias e participando de grupos de estudo. Tudo isso sem ter de abrir mão do futsal ou dos ensaios com sua banda, Danger. "Não vale a pena acordar depois de perder seis meses de aula", diz o garoto. "Este ano vou planejar tudo para não passar o mesmo susto." Lição aprendida.

Confira algumas dicas rápidas para ter uma rotina de estudos saudável

  • Comece a educar desde bem cedo

  • Não comece a cobrar os horários de estudo só no próximo semestre ou no próximo ano

  • Incentive o uso de agendas, tanto eletrônicas quanto físicas, para controlar as tarefas da escola

  • Estabeleça bem os horários de estudo, respeitando as atividades de lazer dos pequenos. A repetição do conteúdo e a realização de exercícios são cruciais para a assimilação da matéria

  • Separe um caderno apenas para os estudos. Assim, os pais podem acompanhar diariamente a dedicação dos filhos

  • Evite distrações. Os celulares devem ficar longe das crianças durante as horas de estudo. Mas não deixe de incentivar o consumo de conteúdos digitais educativos, como videoaulas e podcasts

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade