Publicidade

Estado de Minas MALHAÇÃO

Conheça os benefícios de treinar ao ar livre

Esse tipo de atividade ajuda a fazer amigos, cuidar da saúde do corpo e da alma, além de prevenir lesões


postado em 28/02/2020 14:28 / atualizado em 28/02/2020 15:12

Graziele Tomazine faz aula de boxe inglês próximo à natureza:
Graziele Tomazine faz aula de boxe inglês próximo à natureza: "Quando pratico atividade física ao ar livre eu me sinto diferente, consigo realmente me desligar e descansar por completo" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
"E se quiser saber pra onde eu vou/ pra onde tenha sol/ é pra lá que eu vou..." Como diz a música do Jota Quest, a trilha do sol é estimulante. Quando ele brilha, fica mais fácil colocar o tênis e sair de casa. A possibilidade de se exercitar respirando ar puro transforma o verão na estação preferida de muita gente. Os professores de educação física explicam que a proximidade com a natureza e até com os barulhos e cenas diferentes da rua fazem bem para o corpo e para a alma. Além disso, o sol ajuda o organismo na fabricação de vitamina D, que fortalece ossos e músculos, protegendo contra lesões.

No verão, as regras são simples e as exigências são poucas. Roupas leves, filtro solar e bastante hidratação. Esse é o kit básico. É bom também escolher o horário de sol mais ameno e não inovar nas atividades sem antes consultar um educador físico. Cuidados anotados, é só se vestir e seguir o rumo do sol. Lui Filho, educador físico e dono da The Beat Training, no Vila da Serra, é um incentivador da prática que mescla o treino freqüente na academia com atividades outdoors. Ele tem muitas rotas para sugerir. Lui promove grandes treinos em áreas abertas, usando bikes de spinning. Além disso, sua academia desenvolve atividades que unem exercício físico e diversão e podem ser feitas correndo, caminhando ou de bike. Uma delas é a travessia entre a região da Lapinha e a cachoeira do Taboleiro, em Conceição do Mato Dentro. Este ano, a equipe de Lui promoverá também expedições pela Patagônia, no Chile e Argentina. Segundo  ele, o propósito vai muito além de manter o corpo em forma. "Ter contato com a natureza, ficar descalço, é maravilhoso." Um dos grandes benefícios das expedições, segundo o educador físico, é a possibilidade de fazer novos amigos. "Conhecer pessoas que gostam de fazer o mesmo que você, ter um grupo para viver novas experiências, é muito bom."

Para Lui, o propósito das atividades é ser um antídoto para a vida corrida, dentro de espaços fechados, unindo em um mesmo lugar relacionamento humano, saúde e bem estar. O programa ao ar livre da The Beat Training começou nas praças da cidade, promovendo alongamentos e treinos livres usando o próprio peso do corpo. Depois, tudo terminava com uma ação coletiva para recolher o lixo do local. "O grupo foi ficando tão grande que transformamos a atividade nas expedições ao ar livre que fazemos agora", diz.

Clara Wood gosta de variar a rotina da academia praticando treinos livres em praças e parques:
Clara Wood gosta de variar a rotina da academia praticando treinos livres em praças e parques: "Sempre vejo algo diferente nas ruas. Quando percebo alguém fazendo um movimento novo, eu me sinto inspirada a testar" (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Dona de uma marca de moda fitness localizada no Vila da Serra, Grazi Tomazini pratica atividade física desde a adolescência. Para intercalar com os treinos na academia, ela gosta de correr ao ar livre e fazer trilhas. Além disso, no verão, Grazi adaptou a sua aula de boxe inglês para um espaço aberto. Ela e o seu personal preferem treinar vendo o céu e entre um movimento e outro se refrescar com o vento que vem das montanhas. "É difícil colocar em palavras a conexão que tenho com a natureza", diz. "Quando pratico atividade física ao ar livre eu me sinto diferente, consigo realmente me desligar e descansar por completo." Ela gosta tanto da prática que incentiva o marido e as duas filhas a lhe acompanharem em trilhas e passeios.  "Treinar no espaço aberto é tão bom que até o fôlego e resistência crescem. E quanto mais cedo saímos de casa, melhor."

Alguns cuidados são importantes para quem gosta de usar as praças e ruas no seu roteiro de treinos. Eduardo Botelho, dono da academia Insane World, no Estoril, recomenda o uso do monitor de freqüência cardíaca e lembra que antes de se aventurar em exercícios mais ousados, todos devem passar por um cardiologista. No mais ele aprova a iniciativa. "Corridas e caminhadas são atividades fáceis. Não tem custo e proporcionam um alto gasto calórico", diz. Para quem quer experimentar outros exercícios, uma dica também são os grupos que tem orientação de educadores físicos e usam as praças como salas de aula. "As possibilidades são inúmeras, dos patins aos alongamentos ou meditação, é possível aproveitar muito bem os espaços abertos", diz Thiago Fonseca, professor da People Treinamento e Saúde, no Buritis. Segundo ele, sair de casa para uma caminhada pode ser o primeiro passo para deixar a zona de conforto e incluir a atividade física na agenda.

Desde criança a nutricionista Clara Wood procura pelos espaços abertos para variar a rotina. "Gosto muito de me esticar, de pendurar", diz. A primeira coisa que ela faz quando chega a um parque ou praça é encontrar bancos e árvores, onde possa subir e se alongar. Segundo Clara, a proximidade com a natureza e com o espaço aberto também a deixa mais criativa. "Sempre vejo algo diferente nas ruas. Quando percebo alguém fazendo um movimento novo, eu me sinto inspirada a testar", diz ela. Em BH, Clara é fã do parque da Serra do Curral e da Praça da Assembleia. "No verão, uso bastante filtro solar e levo sempre comigo a garrafinha de água de coco." Clara se sente animada e bem disposta com o sol. Com razão. Um estudo realizado pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou um dado interessante sobre os espaços abertos. Quando a caminhada é feita ao ar livre a chance de se persistir na atividade é 23% maior em comparação à esteira. E não é que o Jota Quest está certo? "Pra onde tenha sol / é pra lá que eu vou..."

Dicas de como treinar em ruas e praças

Eduardo Botelho - Professor e dono da Insane World

(foto: Violeta Andrada/Encontro)
(foto: Violeta Andrada/Encontro)
"Até às 10h da manhã. Esse é o melhor horário para praticar atividade física ao ar livre. Uma boa alternativa para os iniciantes são as caminhadas, intercaladas com trote e corrida, em terreno plano. Não vale esquecer o filtro solar, a hidratação e roupas leves. Antes de começar é importante consultar o médico cardiologista e durante o treino, recomendo usar o monitor da frequência cardíaca."

Lui Filho - Professor e dono da The Beat Training

(foto: Solano/Divulgação)
(foto: Solano/Divulgação)
"É muito interessante unir atividade física na academia com práticas ao ar livre. Caminhada, corrida, bicicleta, o que você mais gostar. Especialmente quando é feita em grupo, a atividade física nos proporciona novas experiências e lembranças. Além disso, a prática exercita a socialização e estimula novas amizades, o bem-estar e a felicidade."

Thiago Fonseca dos Santos - Professor na People Treinamento e Saúde

(foto: Violeta Andrada/Encontro)
(foto: Violeta Andrada/Encontro)
"Corrida, flexões, agachamentos, bike, skate, patins... As possibilidades para aproveitar o verão são inúmeras, é importante que cada um encontre o seu perfil. Quanto mais gostamos da prática, maior é a nossa adesão a esse hábito saudável. Vale incluir os alongamentos, que podem ser feitos antes ou depois do treino. Eles reduzem a rigidez da musculatura."

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade